Quem viaja a Portugal, por vezes, também procura pelas famosas liquidações – época de fazer bons negócios no país. Uma boa carteira, bolsas clássicas, calças jeans, casacos mais pesados e vestidos são sempre bem-vindos no armário de qualquer mulher, não é? Agasalhos esportivos e tênis também são coringas para homens, crianças e mulheres.

Entretanto, 2014 foi o último ano em que essas datas foram obrigatoriamente fixas. A partir de 2015, lojas e outros estabelecimentos comerciais passaram fazer a liquidação em qualquer época do ano, contanto que não ultrapasse os quatro meses totais.

De qualquer forma, os chamados de “saldos” costumam se dividir em dois momentos e, com a mudança, não deve variar tanto em virtude da concorrência. As megapromoções, geralmente, acontecem de 15 de julho a 15 de setembro e de 26 de dezembro a 28 de fevereiro.

Veja como aproveitar as liquidações em Portugal

Dicas para boas compras

– Vá às compras com roupas confortáveis e, de preferência, que possam facilitar a sua vida na hora de experimentar peças.

– Verifique se a peça que você escolheu realmente não tem algum defeito.

– Se possível, vá às compras ainda pela manhã. Nessa época, as lojas ficam lotadas e, com o passar do dia, a bagunça e o volume de pessoas também é maior.

Guia com dicas para comprar no El Corte Inglés Lisboa

Os seus direitos como consumidor

Esteja atento também as dicas da Deco Proteste, empresa responsável pelos direitos do consumidor em Portugal:

– Para ter a certeza de que o negócio é vantajoso, compare. Todos os produtos devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço atual e o antigo ou a percentagem de desconto. Os produtos anunciados com redução de preço devem estar separados dos restantes produtos à venda no estabelecimento comercial.

– O comerciante não é obrigado a trocar os artigos vendidos. Muitos fazem por cortesia, para manter os clientes. Exceção: quando o produto tem um defeito e não há a indicação expressa de que a redução de preço se deve a defeito. Exija e guarde o recibo com o preço e a discriminação dos artigos comprados: útil para pedir a troca ou reembolso se tiverem defeito.

– As lojas têm de aceitar os mesmos meios de pagamento antes e durante os saldos e não podem alterar o preço em função daqueles. Se um comerciante não respeitar os seus direitos, reclame. Para isso, use o livro de reclamações da loja.

Quando o estoque de um ou de vários produtos em saldo estiver esgotado, o comerciante é obrigado a anunciá-lo e a dar por terminada a “época de saldos” para os mesmos.

Veja aqui quais são os melhores outlets de Portugal

Viaje a Portugal com tudo organizado

14 Comentários

    • Olá, Antonio
      Tudo bem?
      Você pode comprar um chip português no Aeroporto de Lisboa (há um estande da Vodafone na área de Chegadas/ Desembarque, após a segurança) com créditos para usar em voz e Internet: 15€ – 30€, de acordo com a quantidade de minutos e megas que você contratar). A Internet é ativada em 10 minutos.
      A outra maneira é entrar em contato com a sua operadora no Brasil e perguntar sobre os pacotes que eles oferecem no exterior.
      Um abraço e boa viagem!

    • Olá, Estarei indo para Lisboa dia 27/08. Devo ficar até início de outubro e talvez, precise adquirir algumas peças de roupa para o trabalho. Preciso de roupas masculinas clássicas (discretas, sem ostentação) mas modernas. Vc saberia alguma loja em liquidação com este estilo no local?
      Grato

  1. Daniela Martins em

    Olá. Tenho uma dúvida. Estarei indo para Lisboa em novembro. Planejamos ir a Sintra de trem. Mas vi que Cascais é bem perto. Da pra ir de Sintra para Cascais? Tem ônibus? O que vc recomendaria? Ir pra Cascais primeiro e depois pegar um transporte para Sintra e depois pra Lisboa?

    • Olá, Daniela
      Tudo bem?
      Cascais e Sintra ficam perto, mas a ligação de transporte público não é boa. Recomendo você reservar um dia para cada local. Há trens a partir de Lisboa para Sintra (Rossio, Sete Rios e Oriente) e Cascais (Cais do Sodré).
      Um abraço e boa viagem

  2. Bom dia Rafael!

    Fui a Lisboa esse ano no final de junho e a maioria das lojas já estava em promoção, tem certeza que a data ainda é julho?
    Porque gostaria de fazer uma volta por Portugal “toda” em 2018 e queria ter a chance de pegar promoções novamente, mas julho é um mês mais caro e mais quente ainda, então estava dando preferência a junho ainda… Tem alguma confirmação?

    • Olá, Thalles
      Tudo bem?
      O ano de 2014 foi a última época que as datas dos saldos foram obrigatoriamente fixas. A partir de 2015, o comércio passou fazer a liquidação em qualquer época do ano, contanto que não ultrapasse os quatro meses totais. Por isso você encontrou promoções em junho. Entretanto, as megapromoções geralmente acontecem de 15 de julho a 15 de setembro e de 26 de dezembro a 28 de fevereiro. Não tem como prever todas as datas dos saldos. Cada loja faz o seu. ;)
      Um grande abraço!

  3. Boa Tarde! Estou indo para Lisboa agora em Janeiro , gostaria de alugar um carro , é fácil o transito em Lisboa e seguir para Fátima e Coimbra?

  4. Olá, tudo bem, obrigado pelo artigo, ajudou-me a planejar minha próxima viagem.
    Gostaria de saber se os últimos saldos ocorrem exactamente em feverreiro( dia 28?). Estou indo exatamente para compras e aproveitar e fazer um tuo. Por isso gostaria de saber se há prolongamento ou se findam as promoções neste dia mesmo, mas especificamente na loja ZARA. ?
    Desde já, grato!

    • Olá, Tiago
      Tudo bem e você?

      Geralmente, ocorre. Mas como dissemos aqui, as lojas não são mais obrigadas a seguir as datas determinadas dos saldos. Aconselho que entre no site da Zara https://www.zara.com/pt/ Lá costuma ter a data do início e do término das promoções. ;)

      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário