Começamos uma série no canal do Cultuga no YouTube sobre personagens portugueses. Queremos te contar de forma didática quem são alguns dos principais nomes de Portugal, seja na cultura, seja na história. Hoje, vamos falar de Vasco da Gama.
Quem foi Vasco da Gama?
O Vasco da Gama é, sem dúvidas, um dos nomes mais lembrados quando falamos das navegações portuguesas.
Um homem do final da Idade Média – uma época em que os portugueses estavam ativamente no mar em busca de conhecer melhor o globo e descobrir rotas comerciais.
Descobrimentos portugueses
O rei da época era D. Manuel I. Foi ele que o convocou como capitão da expedição que partiu aqui de Lisboa (no atual bairro de Belém) rumo a Índia para traçar seu caminho marítimo.
O navegador chegou a antiga Calicute, no estado de Kerala, na costa da Índia, em 20 maio de 1498. Esta data ficou marcada como uma das mais importantes da Era dos Descobrimentos.
Na tripulação que acompanhava ele também estava Paulo da Gama, seu irmão. Porém, no retorno a Portugal, Paulo faleceu durante uma parada feita nos Açores, antes de chegar a Lisboa.
Índia
Esta não foi sua única expedição para o Oriente.
O domínio português sobre aquela região se expandiu de tal forma que, na terceira viagem de Vasco da Gama, ele já era vice-rei da Índia.
Mas foi por pouco tempo, pois faleceu meses depois dessa última viagem, no ano de 1524, em Cochim – até hoje uma cidade da Índia em que Vasco da Gama dá nome a lugares e com referências portuguesas na arquitetura, como a famosa Igreja de São Francisco onde seu corpo foi inicialmente sepultado antes de ser trasladado para Portugal.
Suas origens
Somente a título de curiosidade, Vasco da Gama não nasceu em Lisboa. Aliás, há algumas discussões sobre seu lugar exato de nascimento.
Segundo a tradição, ele teria nascido em Sines, na costa alentejana, a sul de Portugal. Sua família era de posses e bastante influente na região.
Locais para saber mais sobre Vasco da Gama
Se você deseja conhecer mais sobre o Vasco da Gama, vale a pena visitar Sines.
Por lá, podemos ver o Castelo onde ele teria passado sua infância e com uma interessante exposição, além da estátua que o homenageia do lado de fora.
Outro ponto bastante interessante é ver seu túmulo dentro da igreja do Mosteiro dos Jerónimos.
Quando faleceu, no século 16, foi sepultado em Cochim, na Índia. Alguns anos depois, foi trazido para Portugal e seu corpo ficou no Alentejo. Entretanto, desde o século 19 que seus restos mortais foram transferidos para Lisboa.
Assim, vemos hoje seu túmulo posicionado ao lado do túmulo de Luís de Camões. Portanto, o autor de Os Lusíadas e seu principal personagem da epopeia dos descobrimentos portugueses.
Veja aqui o nosso artigo completo sobre o Mosteiro dos Jerónimos
Por fim, algo que é bastante interessante notar também é a referência feita a esse período da história de Portugal no Parque das Nações, um bairro aqui de Lisboa.
Em 1998, aquela área foi construída para receber a Expo 98. O tema era “Os oceanos: um patrimônio para o futuro” e, usando esse mote, trouxe ainda a memória dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.
Portanto, vemos lá diversas referências a ele, como a Ponte Vasco da Gama, a Torre Vasco da Gama e também o Centro Comercial Vasco da Gama.
E se você quer saber mais sobre cultura portuguesa e turismo cultural e criativo em Portugal, inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube, acompanhe a gente nas redes sociais (@cultuga) e também os artigos publicados aqui no blog. :)
Viaje a Portugal com tudo organizado