O pão em Portugal é sinônimo de qualidade e tradição. Se você vai viajar para a terrinha, comer aqueles pães tradicionais pela manhã ou antes da refeição é quase um ritual. Eu e a Pri vivemos em Lisboa por mais de 10 anos e nem consigo mais lembrar quantos tipos de pães portugueses já comi.

Clique aqui para aprender a fazer a receita de pão português

Assim como os doces típicos portugueses que já comentei aqui no Cultuga, também há MUITOS tipos de pão em Portugal. Isso significa que não vai dar para contemplar todos nesse post rs. Bem que eu gostaria, até porque faço questão de provar os sabores típicos portugueses em todas as viagens por essa terra incrível. Mas fiz uma seleção daqueles que realmente consumo com frequência e recomendo que você experimente.

Então já fique sabendo: você vai comer pão português de norte a sul – passando pelas ilhas também, claro – seja no restaurante, no hotel, na padaria, no supermercado… Não importa aonde for, ele sempre estará lá!

Pão em Portugal: 10 tipos deliciosos para você conhecer

1. Bola de Água

pão em Portugal: bola de água

A bola de água (ou bola d’água) é um clássico dos pães portugueses que consumimos no dia-a-dia. Você vai encontrá-la em todas as padarias, pastelarias e supermercados de Portugal.

Ela tem bom preço (por volta de 0,20€), é boa quente ou fria e combina com manteiga – é o jeito que eu mais gosto de comer, mas com queijo e presunto (chamado de “fiambre” em Portugal) não fica atrás.

2. Pão Alentejano

Pão português tradicional: pão alentejano

Corte uma fatia de pão alentejano e mergulhe em um pratinho com um bom azeite (alentejano também, claro). Para mim, essa é a melhor forma de comer essa maravilha da gastronomia típica portuguesa.

Feito no forno à lenha, esse pão tem uma casca durinha e crocante, massa consistente e um formato incomparável (algumas partes da região do Alentejo também fazem sem a “cabeça”). No inverno, acompanhado com vinho tinto então…

Você encontra o pão alentejano facilmente em Lisboa e, claro, ao longo de todas as belas cidades alentejanas.

Uns ‘anitos’ atrás, eu estava almoçando com a Pri e os meus pais em um restaurante em Lisboa. Antes dos pratos serem servidos, um senhor da mesa ao lado viu a gente comendo pão com azeite e disse: “Vocês são do Alentejo?”. E respondemos: “Não, somos do Brasil”. Ele retrucou: “Vocês sabiam que muitos alentejanos gostam de molhar o pão no azeite?!”. É, nós “não sabíamos”. Ele fechou com um sorriso: “Pois! É comum que o pessoal de lá faça isso também”.

3. Bolo Lêvedo [dos Açores]

Pão em Portugal: bolo lêvedo dos Açores

Tem bolo no nome, mas é um pão em Portugal. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. O bolo lêvedo é típico das ilhas do arquipélago dos Açores, mais precisamente da região das Furnas, na Ilha de São Miguel, e é o pão típico que eu mais gosto em Portugal.

Macio e adocicado, ele combina muito bem com manteiga, geleia e até carne. Para mim – que sou fã – o bolo lêvedo na chapa (ou na frigideira rs.) com manteiga e sal é imbatível.

Na Ilha de São Miguel, nós compramos na tradicional Casa Glória Moniz, nas Furnas e também no supermercado. Já em Lisboa, eu mato a vontade na Loja Açores e no supermercado do El Corte Inglés.

Clique aqui para uma seleção de receitas portuguesas deliciosas

4. Bolo do Caco [da Ilha da Madeira]

Pão português tradicional: bolo do caco da Ilha da Madeira
Bolo do caco servido tradicionalmente com manteiga de alho, na Ilha da Madeira

Esse é o clássico dos clássicos do arquipélago da Madeira. O bolo do caco é um pão português artesanal de farinha de trigo e batata doce cozido em uma chapa bem quente na brasa (é isso mesmo, ele não vai ao forno).

Você consegue encontrar esse pão para comprar e comer em cafés e restaurantes de Lisboa e outras cidades de Portugal continental. Mas, olha, vou te falar uma coisa: igual ao das ilhas da Madeira NÃO EXISTE. É fantástico. Se você já esteve lá sabe o que eu estou falando.

Prove o bolo do caco com manteiga de alho e no “prego” (sanduíche com um bife de vaca bem fininho).

Veja também o vídeo incrível que fizemos sobre comidas típicas na Ilha da Madeira

5. Broa

Pão em Portugal: broa

A broa é um tipo de pão tradicional em Portugal e no Brasil. Por aqui, ela é bastante consumida em pratos regionais ou de entrada.

Eu gosto de comprar a broa fatiada para comer com patê, alguma conserva ou queijo cremoso (o Serra da Estrela fica tão bom).

Dois sabores típicos de Portugal combinam perfeitamente com a broa, como o bacalhau (assado com uma crosta de broa) e a sardinha (servida em cima da broa nas festas dos santos populares, no mês de junho).

6. Pão de Mafra

Pão português tradicional: pão de Mafra

Um pão em Portugal típico e de marca registrada, assim podemos definir o Pão de Mafra. A coisa é séria mesmo! Apenas nas localidades de Carvalhal, Barril e Encarnação, na região de Lisboa, que se produz essa iguaria com miolo macio e de casquinha fina.

Resumindo: todo Pão de Mafra vendido no país precisa ser certificado. Quando você tiver a oportunidade, não deixe de comer.

O pessoal de Mafra não está de brincadeira. Tem até o Festival do Pão, que costuma acontecer no mês de julho.

7. Pão de Azeite

Pão português tradicional: pão de azeite

Na terra onde se produz alguns dos melhores azeites do mundo, não poderia deixar de existir um tradicional pão de azeite.

O típico é de Lamego, uma cidade que fica no Alto Douro Vinhateiro, na região norte do país. Não é tão comum de encontrar fora de lá.

E os doces portugueses… Quem resiste?
Veja aqui doces portugueses tradicionais que você PRECISA experimentar!

8. Pão de Leite

Pão português tradicional: pão de leite

O pão de leite é aquele que toda criança gosta. Macio e um pouco doce. Vou te contar uma coisa: eu já passei dos 30 anos e continuo gostando. :)

Assim como no Brasil, esse tipo de pão está em quase todas as prateleiras de padarias, pastelarias e supermercados.

Caso não tenha (é raro), peça um brioche. OK, é de origem francesa, mas bastante comum por aqui. A fofura e o adocicado da massa são bem parecidas com o típico pão de leite.

9. Pão de Alfarroba

Pão português tradicional: pão de alfarroba

O Algarve tem paisagens paradisíacas, frutos do mar e peixe do melhor, laranjas docinhas e… Alfarroba. E o que seria isso? Alfarroba é um fruto facilmente encontrado em climas mediterrânicos e rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras. Portugal está entre os maiores produtores da Europa.

Cada vez mais cresce a procura por produtos feitos a partir desse fruto. O pão português feito com farinha de alfarroba tem um toque adocicado e uma cor meio achocolatada – você vai ver que o sabor também lembra o chocolate.

Se você não consome trigo, vale muito a pena procurar os pães em Portugal com esse tipo de farinha.

10. Massa Sovada

Voltando a falar dos Açores por aqui, há mais um pão delicioso que vale a pena conhecer: a Massa Sovada.

Esta é uma espécie de pão doce bem fofinho. Diversas ilhas dos Açores o produzem, mas sua popularidade vem da Terceira.

Pode acompanhar perfeitamente um café ou um chá. Porém, também é comum que a Massa Sovada seja servida durante uma refeição com a famosa Alcatra à Moda da Terceira (não se trata especificamente do corte bovino, mas de um tipo de preparo típico dessa região. Geralmente, são usados pedaços de carne bovina com ossos que cozinham lentamente com vinho e temperos. Há ainda a opção de Alcatra de Peixe – que se relaciona também com a forma de preparo, mas feito com um ou mais tipos de peixe).

Quer saber mais sobre pães portugueses?

Assista ao nosso vídeo com curiosidades sobre o pão em Portugal e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder nenhum dos nossos vídeos:

Viaje a Portugal com tudo organizado

19 Comentários

  1. Quando visitei uma espécie de mercadão na Torre, na Serra da Estrela, me ofereceram uma prova deste de alfarroba e achei fa-bu-lo-so! Experimentei tanto pão e queijo da Serra da Estrela que não consegui almoçar depois. Sabores inesquecíveis da vida! ????

    • Que delícia, Isabella! :)
      Sei qual é o mercado que você foi. Lá tem muita coisa típica e gostosa! Pão com queijo Serra da Estrela é uma combinação imbatível!
      Um grande abraço!

  2. DORA ELSA PINHEIRO CAEIRO em

    Sou portuguesa mas moro há 66 anos no Brasil, e quando vi a matéria fiquei numa felicidade enorme pois os pães portugueses são fabulosos, porém me frustei ao perceber que não haviam indicações de receitas. Entendo que é mais uma matéria cultural promocional, porém as receitas são de domínio público. Lamento pelo desabafo, mas mesmo assim parabéns pelo artigo.
    Dora Elsa Pinheiro Caeiro.

    • Priscila Roque em

      Olá, Dora
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e o carinho. A sua posição foi absolutamente pertinente para nós. Quando escrevemos esse artigo, em 2017, tínhamos por objetivo sugerir pães para que as pessoas pudessem experimentar durante uma viagem a Portugal. Entretanto, nesses tempos em que todos nós vivemos de pandemia, o título anterior do artigo poderia induzir a essa frustração. Já atualizamos para que possa ser mais claro aos próximos leitores que aqui chegarem. De qualquer forma, deixo o convite para que conheça as nossas receitas portuguesas – estas, sim, que poderá fazer em casa: https://www.cultuga.com.br/category/cultura/receitas-portuguesas/ Para breve, também postaremos um pão delicioso por lá!
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda. Fique bem!

  3. Pamela Harrison em

    Eu estudei na Universidade de Lisboa em 1987-88 num curso para estrangeiros. Nunca tuve o oportunidade de voltar a Portugal desde que aquele tempo. Mas quero. Moro em Oregon nos EUA, que e muito longe de Portugal. Tenho saudades de varios partes da cultura. Um e um pao que comprei numa padaria perto da minha casa cada fim de semana. Era na forma diamante. Nao consigo lembrar o nome deste pao. Quero encontrar um receite e tentar faze-lo. Pode alguem me dizer cual era o nome? Alegraria-me de saber o nome.

    • Priscila Roque em

      Olá, Pamela
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem! Talvez seja a carcaça de bico que você esteja em busca. :)
      Um grande abraço

      • Pamela Harrison em

        Olá Priscila,
        Sim, tudo bem conmigo. Espero que tudo bem consigo tambem.
        Obrigadissima pela resposta!! Pode ser carcaça de bico. Este e o mais similiante pao que eu tenho visto. Lembro me de um pao mais delgado e mais longe. Mas pode ser que o que eu comprei era um pouco especial naquele padaria. Tenho olhado num mapa – parece que Mafra Pao no restelo e onde eu comprei aquele pao, Mas ja nao e so um padaria.
        Vou fazer o pao. Certeza seria deliciosa!
        Abracos!

  4. Boa tarde, estava fuçando por aqui e achei vcs falando sobre os pães e tinha que falar algo pois acabei de chegar de Lisboa (18/10/22, onde fiquei lá no Avenida Park Hotel e tinha uma Padaria ou como falam por aí Pastelaria rsrs chamada ” CORINGA” bem na Avenida Fontes Pereira de Melo eu e minha esposa tomamos café tds as manhãs alí, provamos este Pão Bola d’água Cara! simplesmente adoramos, pensa em um pão gostoso com um queijo não muçarela e nem prato um queijo com gosto diferente mais muito cremoso, ou na chapa que maravilha, só não trouxe na mala pois minha esposa não deixou kkkkkkkk, más fomos em um mercado próximo chamado Pingo Doce e conheci todos esse pães que vcs comentaram. Amamos conhecer Lisboa e todas essas iguarias , voltaremos com certeza rsrs e as compras lá no UBBO demais rsrs. Parabéns a vcs vontade é nossa de ir morar aí quem sabe! Somos aqui de Campos do Jordão – SP.

    • Olá, Rubens e Elaine
      Tudo bem?

      Muito obrigado pela sua mensagem!

      Tão bom saber que gostaram da pastelaria e que conheceu os pães! Os pães portugueses são bons demais!
      Espero que voltem em breve para Lisboa!
      Um grande abraço!

  5. Bom dia! Por gentileza, todos os paes em PT sao de levain? massa madre dos PT é o mesmo que levain e ate os paes de supermercados sao feitos com a fermentacao natural / levain? ultima duvida: pelas fotos e videos, os paes sao mais “massudos”, saberiam o motivo? Muitissimo Obrigada!!!

  6. Tony Fernandes em

    Olá Rafael!
    Tudo bem? No seu comentário em relação a “1. Bola de Água”, note que em Portugal “presunto” e “fiambre” vêm do mesmo animal, o porco, mas um, o presunto, é somente curado, preferivelmente no fumeiro, depois de envolvido e massajado com azeite, sal, colorau e especiarias. O outro, o fiambre é, com ou sem especiarias, cozido em autoclaves!
    Em italiano “prosciutto crudo” e “prosciutto cotto”, respectivamente.
    Equivalente ao que em inglês chamam “cured ham” and “boiled ham”, respectivamente.
    Ah! Mas agora é tudo feito em fábricas!Felicidades e abraço de mais um amigo português!
    Luís Fernandes

    • Olá bom dia!!
      Sou de Minas Gerais, estive em Portugal por poucos dias, em 2021 e 2022, gostei muito, pretendo voltar agora em 2023. Realmente, as padarias de Portugal deixam a gente com água na boca!! Gosto muito do “galão” com brioche. Fui pesquisar “pão português” e cheguei aqui. Os artigos estão ótimos, e as fotos ilustram bem! Parabéns!!

      • Olá, Luiz Carlos
        Tudo bem?

        Fico muito feliz que tenha gostado dos artigos!
        Os pães portugueses são tão bons. Ótima combinação um galão com brioche.

        Um grande abraço e seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

Deixe um comentário