A “febre” dos técnicos portugueses no Brasil continua! ⚽️ O sucesso de Jorge Jesus no comando do Flamengo e de Abel Ferreira no Palmeiras fez com que os times brasileiros passassem a prestar mais atenção nos treinadores lusitanos.
Por conta disso, fiz uma pesquisa sobre os técnicos portugueses que trabalham ou já trabalharam no Brasil para você, leitor e leitora do Cultuga que, assim como eu, também gosta de futebol e também de curiosidades envolvendo esses dois países irmãos!
Técnicos portugueses no Brasil
Veja quais são os técnicos portugueses que estão no Brasil
Neste momento, são três os treinadores portugueses no Brasil. Saiba um pouco sobre a carreira deles:
✓ Abel Ferreira (Palmeiras)
Abel Ferreira, natural da cidade de Penafiel, no norte de Portugal, desembarcou em terras brasileiras em outubro de 2020. O Palmeiras foi o time que apostou no trabalho do treinador.
Após três meses de trabalho, o técnico conquistou a Taça Libertadores da América. No mês seguinte voltou a ser campeão, desta vez da Copa do Brasil. E não parou por aí. Abel ganhou novamente a Libertadores no comando do alviverde na edição de 2021. Além disso, foi campeão da Recopa Sul-Americana (2022), do Paulistão (2022, 2023 e 2024), do Brasileirão (2022 e 2023) e também da Supercopa do Brasil (2023).
Ao todo, Abel Ferreira já soma 10 títulos no Palmeiras, sendo o maior vencedor na história do clube, ao lado de Oswaldo Brandão.
Antes ele havia comandado o PAOK (Grécia) e o Braga (Portugal), além das equipes B do Braga e do Sporting. Como jogador profissional, Abel jogou somente em Portugal: Penafiel, Vitória SC, Braga e Sporting.
Diferenças de palavras no esporte: Como se fala em Portugal?
✓ Artur Jorge (Botafogo)
Outro técnico português no Brasil é Artur Jorge. Natural da cidade de Braga, no norte de Portugal, o treinador foi contratado pelo Botafogo para dirigir o clube do Rio de Janeiro no ano de 2024 vindo do SC Braga.
✓ Pepa (Sport Club do Recife)
O técnico português Pepa está de volta ao futebol brasileiro. Depois de comandar o Cruzeiro em 2023 apenas durante 25 partidas, o treinador assinou com o Sport Club do Recife, atualmente na Série B do Brasileirão, até o final da temporada 2024, com renovação automática em caso de acesso.
A carreira profissional começou em 2013 no Sanjoanense. Em Portugal, ele também passou pelo Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães. Pedro Miguel Marques da Costa Filipe também passou pelo Al-Tai, da Arábia Saudita.
Veja aqui quais foram os estádios portugueses na Eurocopa 2004
Outros técnicos portugueses que já treinaram times brasileiros
Outros treinadores de Portugal já passaram por times importantes do futebol brasileiro.
✓ Jorge Jesus
JJ está marcado para sempre na história do Flamengo. O técnico português conseguiu feitos inéditos e muitos títulos para o clube – incluindo uma Copa Libertadores – no curto período que esteve no Rio de Janeiro (entre junho de 2019 e julho de 2020).
Jorge Jesus treinou 12 times em Portugal (incluindo Benfica e Sporting) e um na Arábia Saudita, o Al Hilal Riad.
✓ António Oliveira
O português António Oliveira já foi treinador principal de vários times brasileiros: Athlético Paranaense (2021), Cuiabá (2022, 2023, 2024), Coritiba (2023) e, por último, Corinthians (de fevereiro a julho de 2024).
Fora do Brasil, Oliveira já trabalhou no Irã, na Eslovênia, no Kuwait e em Portugal.
✓ Paulo Sousa
Menos de dois anos após a saída de Jorge Jesus do Flamengo, o clube do Rio de Janeiro anunciou a contratação de outro técnico português: Paulo Sousa.
O treinador foi anunciado no final de dezembro de 2021 e assinou um contrato por duas temporadas. Entretanto, Sousa foi demitido após 32 partidas. Ele já dirigiu a seleção da Polônia, Bourdeax (França), TJ Quanjian (China), Fiorentina (Itália), Basiléia (Suíça), Maccabi Tel Aviv (Israel), Videoton (Hungria), Leicester, Swansea, QPR (Inglaterra) e a seleção sub-16 de Portugal.
Quando estava dentro das quatro linhas, Sousa vestiu as camisas de Benfica, Sporting, Juventus, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Parma, Panathinaikos e Espanyol.
✓ Vítor Pereira
O terceiro português a comandar o Flamengo em quatro anos foi Vítor Pereira. Depois de treinar o Corinthians na temporada de 2022, o treinador foi contratado pelo clube do Rio de Janeiro em janeiro de 2023. Porém, a sua passagem foi durou apenas 18 jogos.
Natural da cidade de Espinho, norte de Portugal, antes de Corinthians e Flamengo, Pereira dirigiu o Porto, bicampeão português (11/12 e 12/13), o Olympiacos (Grécia), Al Ahil Jeddah (Arábia Saudita), Fenerbahçe (Turquia), 1860 Munique (Alemanha) e Shanghai Port (China).
Como jogador, defendeu apenas clubes pequenos de Portugal nos anos 80 e 90.
✓ Luís Castro
Outro técnico português que esteve no Brasil foi Luís Castro. O antigo lateral direito comandou o Botafogo de abril de 2022 a julho de 2023. Ele deixou o clube para treinar o Al Nassr, da Arábia Saudita.
Castro começou a carreira de treinador em 1998, no Águeda. Depois de algumas temporadas foi coordenar a formação (base) do FC Porto em 2006.
Como técnico principal trabalhou em alguns clubes da primeira divisão de Portugal. No estrangeiro treinou o Shakthar Donetsk (Ucrânia) e o Al-Duhail (Catar).
✓ Bruno Lage
Bruno Lage substituiu o compatriota Luís Castro no Botafogo em julho de 2023. Porém, a passagem pelo clube do Rio de Janeiro não durou muito. O português foi despedido no início de outubro.
Antes do Botafogo, Lage treinou o Benfica e o Wolverhampton.
✓ Pedro Caixinha
O alentejano Pedro Caixinha treinou o Red Bull Bragantino, time do interior de São Paulo, de janeiro de 2023 a outubro de 2024.
Com mais de 10 anos de experiência como técnico, Caixinha começou a carreira em Portugal no União de Leiria e na sequência no Nacional da Madeira. A partir de 2012 só comandou equipes estrangeiras, como Santos Laguna (México), Al-Gharafa SC (Catar), Rangers (Escócia) e Talleres (Argentina).
✓ Ivo Vieira
Ivo Vieira foi contratado pelo Cuiabá para comandar a equipe do Mato Grosso na temporada de 2023, onde já foi campeão mato-grossense. Porém, depois de um mau início no Brasileirão, a diretoria demitiu o português na quinta rodada. Em 24 partidas, Vieira obteve 16 vitórias, três empates e cinco derrotas.
Nascido em Machico, na Ilha da Madeira, Vieira treinou diversos clubes de Portugal, como Marítimo, Moreirense, Vitória de Guimarães e Gil Vicente.
✓ Renato Paiva
Renato Paiva foi mais um técnico português no Brasil. Natural de Pedrógão Pequeno, na região centro do país, Paiva comandou o Bahia de dezembro de 2022 a setembro de 2023, quando pediu demissão. Durante a sua passagem pelo clube nordestino, o português foi campeão do Campeonato Baiano 2023.
O treinador teve passagens pelas categorias de base do Benfica e mais recentemente pelo Independiente del Valle, onde foi campeão equatoriano em 2021, e pelo Club León, do México.
✓ Paulo Gomes
Paulo Gomes foi outro técnico português no Brasil. Ele trabalhou no Botafogo-SP, clube de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, na temporada de 2024, no Paulistão e na Série B do Brasileirão.
Natural de Vila Nova de Gaia, norte de Portugal, Gomes já trabalhou em times da Arábia Saudita e do Luxemburgo.
✓ Armando Evangelista
Armando Evangelista foi outro técnico português que esteve no Brasileirão. Quem apostou no trabalho do profissional natural de Guimarães, no norte de Portugal, foi o Goiás. Porém, Evangelista comandou o clube de junho a novembro de 2023.
Essa foi a primeira passagem de Evangelista fora de Portugal, onde já treinou seis clubes, como Arouca e Vitória SC.
✓ Petit
O Cuiabá voltou a apostar em um treinador português. Depois de António Oliveira e Ivo Vieira, o clube do Mato Grosso fechou um contrato com Petit – Armando Gonçalves Teixeira – em maio de 2024. Entretanto, o técnico pediu demissão após 25 jogos, com oito vitórias, oito empates e nove derrotas.
Petit já treinou diversas equipes portuguesas, como Boavista, Moreirense, Marítimo e Belenenses.
✓ Ricardo Sá Pinto
Outro português que esteve no Brasileirão foi Ricardo Sá Pinto, no Vasco da Gama – time de raízes portuguesas. Foram apenas 15 jogos no comando do clube carioca no campeonato de 2020.
A lista de clubes que já treinou é grande: Braga, Sporting e Belenenses em Portugal, e Legia Varsóvia, da Polônia, são alguns exemplos.
Na carreira dentro dos gramados (“relvados”, em Portugal), ele jogou no Salgueiros (Portugal), Sporting (Portugal), Real Sociedad (Espanha) e Standard Liège (Bélgica).
✓ Álvaro Pacheco
Depois da passagem de Ricardo Sá Pinto no ano de 2020, o Vasco da Gama teve mais um técnico português. O escolhido foi Álvaro Pacheco. Entretanto, o treinador foi demitido após quatro jogos (3 derrotas, 1 empata e nenhuma vitória) no Brasileirão 2024.
Antes do Vasco, Pacheco, que é natural do norte de Portugal, havia feito toda a sua carreira profissional de treinador principal em Portugal, passando por Fafe, Vizela, Estoril e Vitória SC.
✓ Jesualdo Ferreira
Foi curta a passagem de Jesualdo Ferreira no Brasil. O técnico comandou o Santos em apenas 12 partidas.
A carreira do experiente português começou em 1981, mas foi só depois dos anos 2000 que ele conquistou seus maiores títulos (tricampeão português com o Porto).
✓ Paulo Bento
O ex-técnico da seleção de Portugal (2010 a 2014), Paulo Bento também teve uma passagem relâmpago no Brasil, quando treinou o Cruzeiro em 2016.
✓ Sérgio Vieira
Sérgio Vieira dirigiu equipes brasileiras entre 2015 e 2017.
O Atlhetico Paranaense e o Guaratinguetá foram alguns dos times treinados pelo português.
CURIOSIDADE: Quantos brasileiros jogam no campeonato português?
✓ Augusto Inácio
A “dança dos técnicos” – algo muito comum no Brasil – também teve a participação de Augusto Inácio, quatro vezes campeão nacional em Portugal.
O português foi demitido do Avaí após sete jogos.
✓ Paulo Morgado
Longe dos holofotes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro esteve Paulo Morgado, treinador há mais de 10 anos no Brasil.
O último clube brasileiro que o português comandou foi o GAS – Grêmio Atlético Sampaio, de Boa Vista, Roraima, na temporada 2024, sendo campeão estadual. Ele já trabalhou no Nacional do Amazonas, JC Futebol Clube, FAST, São Raimundo, Icasa e Manaus FC, por exemplo.
✓ João Mota
João Mota já treinou alguns clubes menores no Brasil, como o Rio Branco-AC e o Tigres-RJ. O lisboeta também trabalhou no Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Portugal.
✓ Luís Miguel Gouveia
O lisboeta Luís Miguel Gouveia é outro técnico português com uma longa carreira no Brasil, onde começou no ano de 2006.
São quase 30 clubes e dois títulos de segunda divisão estadual.
✓ Daniel Neri
Daniel Neri trabalha no Brasil há mais de 10 anos. O treinador natural de Amarante, no norte de Portugal, iniciou sua carreira em terras brasileiras nas categorias de base do Porto-PE e Sport. Depois disso, a partir de 2018, treinou Flamengo-PE, Salgueiro, Sampaio Corrêa, Madureira, entre outros.
✓ Jorge Joreca
Na década de 1940, o português Jorge Joreca treinou dois grandes clubes da cidade de São Paulo: Corinthians e São Paulo.
Foi campeão paulista três vezes pelo time do Morumbi.
✓ Ernesto Santos
Outro treinador português no Brasil na primeira metade do Séc. XX foi Ernesto Santos. Foram apenas 12 partidas a frente do Vasco da Gama.
✓ Cândido de Oliveira
Em 1950, o Flamengo também foi comandado por um português, o treinador Cândido de Oliveira. A passagem foi muito rápida, ficando apenas 6 jogos.
Em Portugal, Cândido fez história nos Três Grandes e no futebol lusitano.
Viaje a Portugal com tudo organizado
13 Comentários
Esqueceu do campeão Paulista Otto Glória pela Portuguesa de Desportos em 1973.
Olá, Rodolfo
Este post é somente sobre treinadores portugueses no Brasil.
Oto Glória era brasileiro
Falta Candudo de Oliveira 59/51 no Flamengo
Olá, Fernando
Como vai?
Vou pesquisar sobre o Cândido de Oliveira para acrescentar no post.
Um abraço
seu eu não estiver enganado, teve um portugues que treinou a ferroviaria a alguns anos atras (cerca de uns 6 anos ). verifiquem por favor.
Olá, Paulo
Tudo bem?
É o Sérgio Vieira. Ele está aqui no post. Ele passou por cinco clubes brasileiros, incluindo a Ferroviária (2016). Na passagem dele pelo Brasil, destaquei no texto o Guaratinguetá e o Athlético Paranaense. Também treinou o América-MG e o São Bernardo.
Um abraço!
Oto glória Foi um excelente técnico de futebol português a atuar no Brasil. Não era arrogante; trabalhou com equipes com poucos recursos financeiros. Tirou leite de pedra.
Olá, Dagoberto
Tudo bem?
Otto Glória era brasileiro. Foi um grande treinador em Portugal e também no Brasil.
Um grande abraço!
Rafael carissimo, estou escrevendo um texto para um grande projeto corporativo sobre os treinadores portugueses pelo mundo, assemelhando-os aos antigos navegadores.Vamos ver se vc consegue me informar algo que nem a Federação Portuguesa de Futebol conseguiu: qual foi o primeiro treinador a deixar Portugal em busca de outros relvados??? Abs.
Olá, Carlos Eduardo
Tudo bem?
Infelizmente, não encontrei essa informação que busca. O Ernesto Santos e o Jorge Joreca estiveram na primeira metade do Séc. XX. Mas não sei são os primeiros.
Um grande abraço e boas pesquisas – espero que consiga essa informação precisa.
Boa noite. Sugiro que vá verificar o Luís Miguel e o Daniel Neri. Cumprimentos
Olá, João
Muito obrigado pela sugestão. O Luís Miguel já está na lista. Já o Daniel Neri, vou adicionar.
Um grande abraço!