Você também sente uma emoção gostosa quando assiste um show ao vivo? Eu e o Rafa somos assim. Por isso, uma série de artigos com dicas sobre as casas de espetáculos e teatros de Portugal não poderia faltar no Cultuga. Neste post vou te contar como é assistir a um show no Teatro Tivoli, em Lisboa.
Por que assistir um show em Portugal?
Sou da opinião de que uma viagem só é completa quando podemos nos aproximar da cultura local, levar um pouco dessa experiência conosco na bagagem de volta.
E o povo português é muito musical. A música está presente em muitos momentos importantes da vida portuguesa. Por isso, se programar para assistir a um show, seja dentro de um teatro histórico, seja em uma festa das pequenas cidades, é garantia de uma experiência gostosa, de enormes sorrisos.
Se você está com viagem programada para Portugal, não deixe de tirar um momento para assistir a um show.
Como escolher um show para assistir em Lisboa
Lisboa é uma cidade efervescente. Há uma programação cultural interessante de segunda a segunda. Por isso, para quem está viajando por Portugal, escolher assistir a um show na capital é uma boa ideia.
Quem não conhece artistas portugueses, certamente terá alguma dificuldade em olhar a agenda cultural e escolher um espetáculo.
Pensando nisso, mantemos aqui no Cultuga uma agenda mês a mês com as nossas recomendações, sempre separadas por estilos e perfis de apresentação.
É um excelente ponto de partida para você!
Teatro Tivoli Lisboa
O Teatro Tivoli, em Lisboa, é uma sala de espetáculos histórica que nós adoramos.
Ele tem acesso muito fácil para quem está hospedado em Lisboa e a maior parte dos setores oferecem boa experiência para os espectadores, com aquela sensação de proximidade com o artista.
A entrada é sempre muito calma e você poderá chegar com 20 minutos de antecedência do espetáculo, que já é o suficiente para entrar com tranquilidade e encontrar o seu lugar.
A agenda se divide entre shows e peças de teatro, sempre de grande destaque e com ingressos a preços bem convidativos.
Algo que também acho bem gostoso no Teatro Tivoli é a possibilidade de falar com o artista ao fim do espetáculo, cumprimentá-lo, pedir um autógrafo. Alguns artistas disponibilizam esse tempo ao público.
No caso específico do Tivoli, poderá ser no Hall de entrada ou então do lado exterior, junto a saída da equipe técnica.
Como chegar ao Teatro Tivoli Lisboa
Os acessos são muito fáceis para quem está hospedado no centro histórico de Lisboa.
A partir do Chiado, da Baixa, dos arredores da Avenida da Liberdade ou da Praça Marquês de Pombal, é possível chegar até o Teatro Tivoli em uma agradável caminhada.
Para quem preferir, também pode ir e voltar de metro. A estação Avenida, da linha Azul, tem uma saída em frente ao teatro.
Como o metro de Lisboa fecha à 1h da manhã, não se preocupe, pois poderá utilizá-lo também para o retorno. Os espetáculos sempre acabam mais cedo do que isso.
História do Teatro Tivoli
Quem passeia pela Avenida da Liberdade percebe os diversos edifícios muito bonitos que tem por ali. O Teatro Tivoli é um deles.
O Tivoli abriu as portas em 1924 e era dedicado especialmente ao cinema. Foi uma grande sala da Sétima Arte para os lisboetas naquela época.
Entretanto, o Cine-Teatro Tivoli tornou-se também um espaço importante para outras manifestações da arte e da cultura – tal como vemos até hoje.
Na agenda, recebe músicos dos mais diversos estilos, orquestras, peças de teatro e também companhias de dança. Há aqui uma riqueza na programação, quando sempre podemos prestigiar artistas portugueses, brasileiros e de diversas outras partes do mundo.
Como é dentro do Teatro Tivoli
O Teatro Tivoli é bem estruturado, com estruturas sanitárias perto de todas as saídas da sala de espetáculo, em todos os andares.
Há também um pequeno café bastante agradável, quando você poderá fazer uma pausa antes do início do espetáculo – principalmente para quem chega mais cedo.
No menu, tem algumas coisas típicas portuguesas em doces e salgados (como pastéis de nata e pão com chouriço, por exemplo), além das bebidas diversas, como café, vinho e cerveja. Tudo com um preço justo.
O ponto negativo é a fluidez da totalidade do edifício para pessoas com deficiência, infelizmente. Há muitas escadarias por todo o teatro, sobretudo por se tratar de um edifício antigo e histórico.
Entretanto, em 2013, houve uma intervenção profunda nos acessos quando foi incluído banheiro adaptado e plataforma elevatória para chegar a sala de espetáculos a partir da porta da rua.
São 5 lugares reservados nas frisas para pessoas com deficiência e 2 funcionários disponíveis para acompanhar pessoas com deficiência desde a porta de entrada até a saída do edifício, ao fim do espetáculo.
Quais são os melhores lugares do Teatro Tivoli
A capacidade do Teatro Tivoli é de 1.149 lugares divididos basicamente em três níveis com alturas diferentes: a base com a plateia e as frisas; o primeiro nível com 1º balcão (frente e lateral) e os camarotes; e o segundo nível com o 2º balcão (frente e lateral).
Somente para que tenha uma noção de dimensões, o palco tem 24,70m de largura e 11m de profundidade, com boca de cena com 13,55m de largura e 6,95m de altura.
Na minha opinião, a plateia é sempre o melhor lugar. É quando estamos de frente para o artista e o mais próximo possível.
Entretanto, o primeiro balcão lateral também poderá valer a pena para quem prefere ficar mais perto do palco e não se incomoda de ver o espetáculo na diagonal.
O único lugar em que ficamos e não gostamos no Tivoli foi segundo balcão lateral. Esses lugares ficam posicionados em uma fileira muito estreita e muito alta em comparação ao palco, o que torna a experiência mais desconfortável.
Onde comprar os ingressos
Os ingressos para os espetáculos do Teatro Tivoli são vendidos diretamente na bilheteria do Teatro Tivoli ou, então, pela Internet, no próprio site do teatro.
Somente a título de curiosidade, há outros lugares em Lisboa que também vendem ingressos oficiais para grande parte dos espetáculos da cidade. Geralmente são chamados de “lugares habituais” – como é o caso das bilheterias do El Corte Inglés Lisboa, da Fnac e da Worten. Entretanto, com uma pequena taxa de serviço.
VÍDEO: Como é um show no Tivoli Lisboa
Fomos assistir a um show de Fado do artista português Marco Rodrigues, no teatro Tivoli Lisboa, e mostramos neste vídeo do canal do Cultuga como foi!
Viaje a Portugal com tudo organizado