Sabe quando dizemos que algo é difícil de descrever, só vivendo ou estando no local para entender exatamente o que é? É um pouco o que sinto ao falar sobre as Festas dos Santos Populares em Lisboa.
Sardinha assada, bifana (que são bifes de porco), arroz doce, cerveja, vinho, ginjinha e música popular são os ingredientes principais durante todo o mês de junho que tomam as ruas dos bairros históricos da capital portuguesa (e não só).
Sabe as festas juninas brasileiras? É como se fossem elas, mas em uma versão de verão – e com caldo verde, mesmo quando as temperaturas estão mais altas! Portugal todo tem eventos que celebram Santo António, São João e São Pedro. Ah… Mas aqui não há festas “julinas”, aquelas fora de época também comuns em várias cidades do Brasil.
Festas dos Santos Populares em Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa organiza sempre uma programação especial para junho que leva o nome de Festas de Lisboa. São eventos diversos que tomam as ruas e os espaços verdes da cidade.
As celebrações mais populares dessa época em Lisboa são os arraiais de bairro, o desfile das marchas populares e a procissão a Santo António.
Mas, além da cultura popular, há também excelentes opções de cultura contemporânea acontecendo pela cidade. Para você ter uma ideia, o Castelo de São Jorge é palco, durante duas noites, de nomes importantes do Fado. Em 2023, o evento Fado no Castelo acontece 16 e 17 de junho e conta com as apresentações de Sara Correia com Stereossauro e Katia Guerreiro com Jaca.
Vale sempre a pena dar uma olhada na programação completa no site Festas de Lisboa
12 e 13 de junho: celebrações e festas a Santo António
O auge destas Festas de Lisboa acontece na noite de 12 para 13 de junho, em celebração ao Dia de Santo António. Apesar dele não ser o padroeiro oficial da capital – que é São Vicente, Santo António nasceu em Lisboa e é uma figura bastante emblemática para os portugueses, principalmente para os lisboetas. E, assim, se tornou um padroeiro popular.
Veja 10 curiosidades sobre a história de Santo António
Nessa data (e em todos os finais de semana do junho), restaurantes e alguns moradores dos bairros mais antigos de Lisboa, como Alfama, Mouraria, Graça e Bica, preparam petiscos e boas bebidas mas, principalmente, sardinhas assadas em barracas montadas pela Câmara Municipal ou armam pequenas churrasqueiras na porta das suas casas e recebem (muito bem) os visitantes. As ruas ficam tomadas de gente. Há locais que fazem festa durante a semana, inclusive. Para saber mais, veja a lista ao final deste artigo com os principais arraiais de Lisboa.
O fim da tarde é ideal para as famílias que estão com crianças ou para as pessoas que não gostam de tanto movimento, pois já há música e barraquinhas com diversas opções para comer nos bairros históricos – os Largos da Graça (no bairro da Graça) e de São Miguel (no bairro de Alfama) são bem gostosos.
Conforme vai chegando a noite, as ruas ficam bem cheias e a animação é mais indicada aos jovens e adultos. Outra opção é se programar para ir nas festas dos bairros mais afastados da parte histórica, como Alvalade e Benfica, quando a experiência também tem menor fluxo turístico.
Como aproveitar a noite de Santo António em Lisboa?
Um roteiro interessante para você aproveitar os arraiais das colinas mais antigas de Lisboa é começar pela Mouraria, por volta das 18h, subindo em direção ao Miradouro da Graça pela Rua de São Cristóvão. No caminho há várias barraquinhas de comida nas ruas e largos – o que alivia as pernas na hora de encarar as escadinhas rs. Curta a linda vista da cidade dali e também a partir do Miradouro Senhora do Monte, que fica um pouco mais à esquerda, passando pelo Largo da Graça.
Depois de dançar, comer e beber um pouco, é hora de seguir para Alfama pela Rua da Voz do Operário e aproveitar o resto da festa bairro adentro. As ruas começam a ficar muito cheias depois das 23h, então é melhor enfrentar as filas das barraquinhas mais cedo. O epicentro da festa é no Largo de São Miguel.
Para retornar a sua hospedagem, as estações de metro com melhor acesso são Santa Apolónia e Terreiro do Paço. ;) Veja aqui como usar o metro de Lisboa!
Marchas Populares na noite de Santo Antonio de Lisboa
Além dessa celebração nas zonas históricas, a Avenida da Liberdade, a principal da cidade, é fechada para a passagem das Marchas Populares, ou seja, as agremiações dos bairros lisboetas saem em desfile com coreografias e música na noite do dia 12 de junho, a partir das 21h. O movimento é muito grande, pois as Marchas existem há quase 90 anos. Ao longo da avenida, a Câmara Municipal monta arquibancadas, mas nem todo o caminho é usado para o desfile. O acesso a esse espetáculo é livre. Elas também são transmitidas pela televisão portuguesa, na RTP.
Procissão a Santo António na tarde de 13 de junho
Todo dia 13 de junho, data de morte de Santo António, acontece a tradicional procissão deste que é um dos santos portugueses mais queridos do mundo. A saída é entre a igreja de Santo António e a Sé Catedral, às 17h. São cerca de 2 horas de percurso pelas pequenas ruas do bairro de Alfama. Para quem deseja, ao menos, ver a saída da imagem da igreja – que é muito bonita e emocionante, o ideal é chegar ao local mais cedo.
Além da procissão, a igreja de Santo António celebra missas especiais durante todo o dia. Em 2023, os horários serão os seguintes: 08h, 09h, 10h, 11h e 20h (esta, ao fim da procissão).
Assista ao nosso vídeo especial dos Santos Populares:
Agenda com os principais eventos promovidos pela Câmara de Lisboa em 2024
- FNAC Live no Jardim da Torre de Belém, dia 1 de junho
- Festival Bollywood Holi e Mercado da Índia em Lisboa, dia 2 de junho
- Festa da Cultura Coreana em Lisboa, dia 8 de junho
- VIII Encontro do Associativismo e Regionalismo da cidade de Lisboa na Alameda, 14 a 16 de junho
- Festa do Japão em Lisboa, dia 29 de junho
- Casamentos de Santo António no Paços do Concelho e na Sé, dia 12 de junho, às 11h30
- Marchas Populares na Avenida da Liberdade, dia 12 de junho, às 21h
- Fado no Castelo com Mariza em Lisboa, dia 20 de junho
- CineConchas no Jardim da Quinta das Conchas, 27 de junho a 13 de julho
- Encerramento das Festas de Lisboa na Praça do Comércio, com Tony Carreira, dia 29 de junho, e Richie Campbell, dia 30 de junho
Principais arraiais de Lisboa em 2024
- Arraial da Vila Berta, na Graça, de 1 a 12 de junho
- Santos à Campolide, em Campolide, de 31 de maio a 15 de junho
- Santos no Tejo, na Doca da Marinha, dias 31 de maio, 1, 6, 7, 8 e 9 de junho
- Arraial dos Navegantes, no Parque das Nações, 30 de maio a 2 de junho
- Arraial da Misericórdia, no Miradouro São Pedro de Alcântara, geralmente de quinta a domingo de junho
- Arraiais de Alfama (há várias estruturas com música, comidas e bebidas espalhadas pelo bairro), geralmente de quinta a domingo de junho
- Arraiais da Mouraria, (há várias estruturas com música, comidas e bebidas espalhadas pelo bairro), dias 31 de maio, 1, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 14, 15 de junho
- Arraial da Associação Renovar a Mouraria, no Largo da Rosa, 30 de maio a 15 de junho
- Arraial do Grupo Dramático Escolar “Os Combatentes”, na Estrela, de 1 a 29 de junho
- Arraial do Marítimo Lisboa Clube, próximo ao Miradouro de Santa Catarina, geralmente de quinta a domingo de junho
- Arraial do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 48 de Santa Catarina, próximo da Igreja de Santa Catarina, geralmente de quinta a domingo de junho
- Arraial da Voz do Operário, na Graça, geralmente de sexta a domingo de junho
- Arraial do Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, geralmente de sexta a domingo de junho
- Grande Arraial de Belém, no Parque dos Moinhos de Santana, 31 de maio a 15 de junho
- Arraial do Cardinal Boémio, no Largo de Santo Antoninho, geralmente de quinta a domingo de junho
- Arraial da Academia de Santo Amaro, em Alcântara, geralmente de sexta a domingo de junho
- Arraial de Carnide, no Largo do Coreto, geralmente de sexta a domingo de junho
- Arraial “A Minha Penha é Linda”, no Mercado de Sapadores, de 8 a 13 de junho
- Santos em Santos, no Terrapleno, de 1 a 16 de junho
- Grande Arraial de Benfica, na Alameda Padre Álvaro Proença, de 20 a 23 de junho
- Grande Arraial das Avenidas Novas, no Campo Pequeno, de 7 a 22 de junho
- Arraial Lisboa Pride, na Praça do Comércio, dia 22 de junho
Para você sentir ainda mais o clima das Festas de Santo António, fizemos um roteiro especial pelos principais arraiais de Lisboa durante uma Live no Youtube:
Viaje a Portugal com tudo organizado
8 Comentários
Olá Rafael, chegamos hoje na ensolarada Lisboa para participar e entender as festas populares. Já experimentamos o maravilhoso polvo a lagareiro e hoje a noite vamos degustar as sardinhas na brasa ! Estamos felizes e ansiosos ! Estamos hospedados no Intendente o que facilita bastante os deslocamentos. Grande abraço e obrigado pela sua ajuda.
Olá, Antonio
Tudo bem?
Que maravilha! Tantos sabores e lugares lindos logo no início da viagem!
Aproveitem bastante o resto da viagem!
Um grande abraço
Ola
O comercio fecha durante essas festas? Gostaria de saber a parte chata das festas populares. Muito barulho até altas horas? Bondinho continua funcionando? Quais seriam os pontos da cidade mais tranquilos? Obrigada
Olá, Maroga
Tudo bem?
O comércio costuma fechar no dia 13 de junho, feriado municipal. Como destaco aqui no texto, os bairros do centro histórico, como Alfama, Mouraria, Bica e Graça, são os que tem mais festas nos dias 12 e 13 até bem tarde. Parte do trajeto do bondinho 28 que passa por Alfama e Graça pode sofre alteração deee percurso e horário de funcionamento.
Belém e o Parque das Nações são bairros com atrações turísticas que não ficam cheios e que não “respiram” tanto os dias 12 e 13. Mas um pouco do clima de festa vai existir, pois é uma data única e muito celebrada há vários anos na cidade.
Deixo aqui dois links com dicas desse bairros:
– Belém: https://www.cultuga.com.br/bairros-de-lisboa-guia-visitar-belem/
– Parque das Nações: https://www.cultuga.com.br/parque-das-nacoes-lisboa/
Um abraço e boa viagem!
Oi Rafael , boa noite . Este ano terá as festividades de Santo Antônio em Lisboa ? Soube q há 2 anos q não tem . Apesar de ter ido várias vezes a Lisboa , nunca tive a oportunidade de conhecer tais festas.
Estarei em Lisboa em junho e seria interessante participar ????????????????????????
Olá, Cristiane
Tudo bem?
Esse ano as Festas voltam! ???? A Câmara de Lisboa já anunciou que todas as celebrações, arraiais e o desfiles voltam ao normal este ano!
Você vai gostar bastante! O programa completo deve ser anunciado no final de maio.
Um grande abraço e boa viagem!
Olá, estou indo dia 12 para Lisboa de propósito para festa.
Qual seria o melhor bairro para se hospedar? Um onde seria fácil acesso a Alfama e Graça, mas que de para dormir a noite kkkk
Obrigada pela ajuda!
Olá, Raphaela
Tudo bem?
Para você se deslocar a pé, a Baixa é a melhor opção. É uma parte plana do centro histórico onde estão as principais praças, como a Praça do Comércio e a D. Pedro IV. A região é comercial e a festa não vai até tão tarde como Alfama, Graça, Mouraria e Bairro Alto. Aqui neste post tem algumas sugestões de hospedagens: https://www.cultuga.com.br/hoteis-baixa-lisboa/
Mesmo com o desfile das marchas na Av. da Liberdade, os arredores da Praça Marquês de Pombal e a própria Avenida têm fácil acesso a pé, é seguro e o barulho não vai até tarde: https://www.cultuga.com.br/onde-hospedar-lisboa-av-liberdade-marques-de-pombal/
Um grande abraço e aproveite bastante as festas!