É no alto da cidade de Santarém, a 80 km de Lisboa, que vamos te levar hoje para apreciar a natureza e descobrir a história deste belo espaço: o Jardim das Portas do Sol!
Santarém: jardim histórico com vista panorâmica sobre o Tejo
A magnífica vista panorâmica sobre o Rio Tejo é o que mais nos impressiona aqui no Jardim das Portas do Sol.
Ah, e estes terrenos à nossa frente são excelentes para agricultura, com solo muito fértil – uma fama que já vem de séculos.
Se você reparar com mais atenção vai perceber que é uma espécie de varanda para o rio Tejo formada pelas antigas muralhas da Alcáçova de Santarém (onde esteve localizado o castelo medieval da cidade).
VEJA TAMBÉM: Conheça alguns dos mais bonitos castelos de Portugal
Tomada de Santarém
Viajando um pouco no tempo, voltamos ao século 12. Nessa época, quem vivia em Santarém eram os mouros. Eles dominaram por um longo período boa parte da Península Ibérica.
Santarém, no alto deste monte, estava em uma posição estratégica militar privilegiada – por isso, também bastante cobiçada.
Foi, então, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que tomou Santarém dos mouros em 1147 durante a Reconquista Cristã.
Por isso, vemos ele aqui hoje homenageado por esta estátua.
Mas há outras histórias, ainda mais antigas, contadas aqui neste museu, chamado de Urbi Scallabis – Centro de Interpretação com achados arqueológicos – Scallabis era o nome da cidade de Santarém na época Romana.
Do nascer ao pôr-do-sol
Seguimos caminhando por aqui, para desfrutar da calmaria do nascer ao pôr-do-sol…
Este é um jardim fácil de chegar, com estacionamento na porta, espaço para refeições (café e restaurante) e banheiros.
Uma parada estratégica para conhecer Santarém e ter uma vista diferente do rio Tejo – aquele que estamos tão acostumados a ver em Lisboa!
Como chegar
O Jardim das Portas do Sol fica no centro da cidade de Santarém, bem sinalizado no GPS, no Largo do Alcáçova, 1. Geralmente, abre pelas 9h da manhã e fecha às 20h (inverno) e às 22h (verão).
Viaje a Portugal com tudo organizado