Quem viaja a Portugal, logo pensa em explorar seus ricos sabores, principalmente aqueles que vêm do mar (os portugueses são os que mais consomem peixe na Europa).
A cozinha portuguesa é famosa no mundo todo, principalmente por ter desenvolvido, ao longo dos séculos, receitas de um peixe durável e, por muito tempo, também acessível a toda população: o bacalhau.
Chamado de “fiel amigo” dos portugueses, é o bacalhau que encabeça a lista dos menus de norte a sul do país.
Há quem diga que existe 365 formas de cozinhar o bacalhau. Eu não duvido. É parar em um restaurante para perceber a gama de receitas.
Mas você sabe o que é bacalhau à lagareiro? O bacalhau à brás tem acompanhamento?
Fizemos uma lista com 11 desses famosos pratos portugueses que merecem a sua atenção.
LEIA TAMBÉM: Melhores lugares para comer bacalhau em Lisboa
11 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal para provar
1. Bacalhau à Gomes de Sá
2. Bacalhau à Lagareiro
3. Bacalhau à Brás
4. Bacalhau com Natas
5. Bacalhau Assado com Batatas a Murro
6. Bacalhau de Cebolada
7. Bacalhau à Minhota
8. Pataniscas de Bacalhau
9. Bolinho de Bacalhau
10. Bacalhau com Grãos
11. Bacalhau com Broa
Uma lista para você saborear na sua viagem a Portugal!
1. Bacalhau à Gomes de Sá
O José Luís Gomes de Sá Júnior é o grande responsável pelo popular prato do Porto, o Bacalhau à Gomes de Sá.
Por ser um comerciante do bacalhau e ter um armazém na Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira, o peixe pescado nas águas frias da Escandinávia, ele imortalizou essa receita e a forma de a fazer há mais de um século.
E uma das nossas consoadas (a ceia de Natal em Portugal leva esse nome) aqui em casa teve Bacalhau à Gomes de Sá. Porém, por conta da logística, a nossa amiga que preparou o prato colocou o ovo e as azeitonas tudo junto – na receita original, estes dois ingredientes são postos na finalização do prato.
Mas não tem problema, o importante foi que o sabor fico ótimo!
RECEITA: Veja como preparar um delicioso Bacalhau à Gomes de Sá
2. Bacalhau à Lagareiro
Bacalhau, (MUITO) azeite e batata são três ingrediente bem portugueses.
Essa combinação é genuína e inconfundível na gastronomia de Portugal. Juntando todas elas e mais os grelos salteados (talo de legumes, como a couve e o nabo), vira o famoso Bacalhau à Lagareiro.
Todo prato com “Lagareiro” no nome leva muito azeite e lascas de alho. O Polvo à Lagareiro, por exemplo, é outro clássico para experimentar.
3. Bacalhau à Brás
O Bacalhau à Brás é um típico prato de Lisboa.
A história conta que o Sr. Brás (Braz com “Z” na época), dono de um pequeno restaurante, juntou bacalhau desfiado, cebola, batata palha frita e ovos mexidos, cobrindo com salsinha e azeitonas pretas.
Eu acho essa mistura perfeita para quem não é muito fã do gosto forte do bacalhau, já que todos os ingredientes fazem com que o sabor fique mais suave.
4. Bacalhau com Natas
Assim como o à Brás, o Bacalhau com Natas é daqueles pratos perfeitos para quem não gosta de bacalhau, mas quer começar a dar as primeiras garfadas ou para tirar a prova em Portugal.
A cremosidade da batata cozida e das natas (em Portugal, o creme de leite que você encontra no Brasil é chamado de natas) é ótimo.
Muitos restaurantes costumam colocar no menu do “prato do dia”, servido de segunda a sexta. É mais fácil de encontrar nos locais especializados em bacalhau.
5. Bacalhau Assado com Batatas a Murro
É com o lombo (filé mignon do peixe), uma das partes mais desejadas do bacalhau, que se faz esse clássico da culinária portuguesa: o Bacalhau Assado com Batatas a Murro.
O acompanhamento perfeito não poderia ser outro: batata. Mas não é uma batata qualquer, e sim a murro (a batata recebe, literalmente, um murro na preparação desse prato) que faz toda a diferença.
Você também vai ver nos cardápios a “versão” grelhada na brasa desse bacalhau com batatas a murro.
6. Bacalhau de Cebolada
É em Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal que fica a norte do país, que reina o típico Bacalhau de Cebolada.
A norte de Portugal sempre se come bem. Humm… Foram tantas as coisas boas que já provei durante as nossas viagens! Essa é sempre um ótimo motivo para incluir essa região no seu roteiro de viagem.
Curiosidade: em 1884, Eça de Queiroz escreveu ao seu amigo Oliveira Martins: “Os meus romances no fundo são franceses, como eu sou em quase tudo um francês – exceto num certo fundo sincero de tristeza lírica, que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada”
7. Bacalhau à Minhota
Pense em uma posta grande de bacalhau. Agora, imagine ela frita, com uma casquinha crocante. Imaginou?
Para complementar essa maravilha da região do Minho, no norte de Portugal, cubra com azeite, cebola e pimentão. Ah… E como esquecer das batatas fritas em rodelas?
Vários restaurantes do país têm esse prato no menu. Vale a pena experimentar quando você visitar a região do Minho.
8. Pataniscas de Bacalhau
Misturar bacalhau, farinha e ovos dá um saboroso prato (ou petisco) servido com arroz de feijão – um arroz misturado com caldo e feijão – e salada. Esse bacalhau é como se fosse um empanado e frito. A textura me faz lembrar o bolinho de arroz do Brasil.
Pataniscas é um dos pratos de bacalhau mais baratos dos restaurantes portugueses, muitas vezes servido para o almoço.
LEIA TAMBÉM: Diferenças de palavras entre português do Brasil e de Portugal
9. Bolinho de Bacalhau
O bolinho de bacalhau (também chamado de “pastel de bacalhau”, principalmente nas cidades de Portugal que ficam a sul de Coimbra) é um clássico da culinária portuguesa.
Ele é uma deliciosa combinação de sabor e textura também muito popular no Brasil.
Com uma crosta crocante e um recheio macio e suculento de bacalhau desfiado e batata, essa iguaria é perfeita para um lanche rápido ao longo do dia ou para compartilhar com amigos e familiares como entrada em um restaurante.
10. Bacalhau com Grãos
O Bacalhau com Grãos é um prato típico português que mistura a riqueza do bacalhau com a textura macia do grão de bico.
O bacalhau, geralmente, é cozido e depois servido com grão de bico, batata cozida e cebola. O resultado é uma combinação de sabores intensos e deliciosos, que fazem desse prato uma opção perfeita para quem busca uma refeição completa e reconfortante.
11. Bacalhau com Broa
O Bacalhau com Broa é conhecido por sua textura crocante e sabor inigualável. Feito com bacalhau, broa de milho e azeite, este prato encanta os amantes da gastronomia tradicional e tem um lugar de destaque em diversos restaurantes portugueses.
Ao degustar o Bacalhau com Broa, é possível sentir a combinação perfeita de sabores, que geralmente é acompanhado com batatas. É um prato que reúne tradição, simplicidade e sabor.
Você já provou algum desses pratos de bacalhau? Me conta aqui nos comentários. :)
Viaje a Portugal com tudo organizado