Se você está com viagem marcada para Portugal em abril, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!
Como é o clima em Portugal no mês de abril?
Primavera
O início da primavera eleva um pouquinho as temperaturas e deixa todo mundo mais feliz.
Dias mais longos, sol brilhando por muitos dias e, na segunda quinzena do mês, dá para aposentar definitivamente a calça segunda pele e as meias térmicas (eu, como sou friorenta, uso-as sempre nas temperaturas menores de 10ºC).
Ah, mas ainda pode chover um pouco. Há até um ditado português que diz: “Abril, águas mil”, rs.
O seguro viagem garante uma cobertura completa para você aproveitar Portugal com total segurança. Faça um orçamento com a Seguros Promo.
Veja como montar a sua mala para essa época do ano com as nossas dicas de início de primavera.
Outro conselho que sempre digo por aqui é: veja a previsão do tempo alguns dias antes do seu embarque. As temperaturas por vezes nos pregam peças. Então, dá uma espiada no AccuWeather e no Tempo.pt, sites que uso diariamente para me orientar.
Fuso Horário em Portugal
Tenha atenção que, nessa época do ano, Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão 4 horas a frente do horário de Brasília (nos Açores são 3 horas). Isso porque a Europa entrou no horário de verão no finalzinho de março.
Ajuste o relógio e programe-se – principalmente para não ligar para a sua mãe às 11h da manhã de Portugal (7h do Brasil), em um domingo, para contar como está a viagem rs. (em 2007, quando viajei a Portugal pela primeira vez, eu fiz isso. Desculpa, mãe ♥)
LEIA TAMBÉM: Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?
Quais ingressos comprar com antecedência?
Abril em Portugal marca o verdadeiro despertar da primavera. O fluxo de turismo para as principais atrações começa a crescer nessa época do ano. Portanto, há alguns ingressos que valem a pena comprar antes de ir:
Para quem está planejando conhecer Sintra em abril, por exemplo, é imprescindível comprar os ingressos para o Castelo dos Mouros e para o Palácio da Pena com antecedência. Essas são as principais atrações, sempre disputadas e com fila na entrada.
Atenção: ao comprar o ingresso para o Palácio da Pena, você deve escolher um dia e horário. O horário é o que você deve estar na porta do Palácio da Pena para fazer visita. Mas, para chegar até o Palácio, você precisará entrar no Parque da Pena utilizando o mesmo ingresso. Portanto, programe-se para chegar mais cedo e fazer tudo com calma.
Eu recomendo que você chegue com, pelo menos, 1 hora de antecedência do horário agendado para a visita do Palácio. E não se preocupe: o parque é lindo e a área exterior do Palácio é incrível e enorme. Portanto, você vai ter muito para ver enquanto espera. :)
Para quem vai visitar Lisboa em abril, principalmente em família, também vale a pena comprar os ingressos para o Oceanário de Lisboa com antecedência. Essa é uma atração curinga que vale a pena em qualquer época do ano – e, por isso, sempre tem fila.
Leia também: Dicas preciosas para visitar Sintra
Feiras, festas e eventos em Portugal
Para quem está mais para o norte do país, por todo o mês de abril poderá visitar a Feira de Março – um evento muito tradicional que acontece em Aveiro (apesar do nome, ela engloba o fim de março e a maior parte do mês de abril) . Há diversões para as crianças, fartura em comida (claro, como não poderia faltar) e shows de artistas portugueses as sextas e sábados.
No final do mês costuma acontecer a Feira de Leiria, com música e diversão para todas as idades.
Feriados e datas comemorativas
Uma data celebrada no país, mas que não é feriado, é o “Dia Internacional de Monumentos e Sítios”, a 18 de abril. Nesse dia, diversas instituições culturais e históricas portuguesas promovem ações e programações especiais. Acompanhe no site do Património Cultural.
Dia da Liberdade
25 de Abril
O dia 25 de abril é um dos feriados mais importantes de Portugal, pois assinala o Dia da Liberdade – representada pela Revolução dos Cravos (veja aqui todos os feriados do ano).
As homenagens à data acontecem por todo o país. Porém, é em Lisboa que se localiza a maior das celebrações.
Se você estiver na capital no dia 25 de abril, tenha atenção com a interrupção de algumas vias – principalmente a Avenida da Liberdade, que é por onde passa um enorme desfile no período da tarde, com saída da Praça Marquês de Pombal e chegada na Praça dos Restauradores/ Rossio (É gostoso de ver a energia e aquela mistura de gerações homenageando e celebrando a Liberdade em Portugal).
Vale lembrar que essa data histórica tem muito significado para os portugueses. Foi em 25 de abril de 1974 que caiu a ditadura no país.
Se você deseja conhecer mais sobre esse assunto, poderá visitar em qualquer época do ano o Museu do Aljube (separe, pelo menos, 2 horas para esta visita, pois há um volume grande e muito bom de informações para ler e vídeos para assistir). No dia 25 de Abril, a entrada a este museu é gratuita.
Em 2019, foram também inauguradas placas dos “Lugares de Abril”, que podem ser vistas agora permanentemente em Lisboa (acesse aqui ao mapa completo).
Outros locais que costumam estar de portas abertas neste dia para a visita livre são a Assembleia da República e o palácio da Câmara Municipal de Lisboa.
Páscoa em Portugal
Diferente do que se pode imaginar, as prateleiras dos supermercados não ficam abarrotadas de ovos de chocolate para a Páscoa em Portugal.
Os chocolates são oferecidos, geralmente, para as crianças. Os adultos trocam entre si as famosas amêndoas com cobertura de açúcar ou chocolate – e são elas que você vai encontrar nos mais variados tipos – e também o bolo folar.
Semana Santa
Em 2025, a sexta-feira santa cai em 18 de abril, enquanto a Páscoa no dia 20 de abril. Como o país é bastante católico, tais datas são bastante celebradas.
Quem viaja a Portugal na época da Páscoa em busca de um roteiro religioso, encontrará muitas procissões e missas dedicadas a esse momento.
Veja a agenda do Santuário de Fátima e as programações especiais da Semana Santa de Óbidos e da Semana Santa de Braga.
O que fazer em Portugal em abril de 2025?
Veja as nossas sugestões culturais com o que fazer em Portugal no mês de abril!
Fado
- Camané e Mário Laginha no Porto, dia 9 de abril, e na Figueira da Foz, dia 12
- Helder Moutinho em Lisboa, dia 23 de abril
Artistas portugues
- The Legendary Tigerman no Porto, dia 1 de abril, em Lisboa, dia 2, e em Coimbra, dia 3
- Canto Ostinato – Joana Gama e Rui Braga em Lisboa, dia 4 de abril
- Éme em Lisboa, dia 4 de abril
- Tiago Sousa em Bragança, dia 4 de abril
- Miguel Luz em Lisboa, dia 4 de abril, e no Porto, dia 5
- Ana Lua Caiano em Coimbra, dia 5 de abril
- Luís Lopes em Lisboa, dia 5 de abril
- Capitão Fausto em Santa Maria da Feira, dia 5 de abril
- André Sardet na Praia da Vitória, dia 5 de abril
- José Salgado em Lisboa, dia 9 de abril
- Blasted Mechanism em Lisboa, dia 12 de abril
- Zeca Medeiros em Lisboa, dia 19 de abril
- Rita Redshoes e Tiago Bettencourt em Bragança, dia 30 de abril
Artistas internacionais
- Mark Eitzel & Octeto de Cordas em Lisboa, dia 2 de abril
- Lenny Kravitz em Lisboa, dia 8 de abril
- Tigran Hamasyan em Lisboa, dia 10 de abril
- Grupo Compay Segundo em Lisboa, dia 12 de abril, e em Águeda, dia 13
- Graveyard em Lisboa, dia 26 de abril
- Warhaus em Lisboa, dia 27 de abril, e no Porto, dia 28
- Acid Mothers Temple em Lisboa, dia 29 de abril
- Ghost em Lisboa, dia 29 de abril
- Alice Phoebe Lou em Lisboa, dia 30 de abril
Teatro
- “A Família Addams” – O Musical em Lisboa, de 5 de março a 4 de maio (quinta a domingo)
- A Alegre História de Portugal em 90 Minutos em Lisboa, dia 25 de abril
- Refugiado – Epopeia de uma Fuga em Aveiro, dia 30 de abril
Dança
- Shortcut em Sesimbra, dia 4 de abril
Comédia
- Aleixo Amigo em Braga, dia 30 de abril
Espetáculos e eventos
- Oporto Tatto em Gondomar, de 4 a 6 de abril
- Vienna Johann Strauss Orchestra – Gala Concert em Lisboa, dia 5 de abril
- Cirque du Soleil – Corteo em Lisboa, de 10 a 20 de abril
Como é Lisboa em abril (em vídeo)
Como é Portugal em…
JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO
Viaje a Portugal com tudo organizado
32 Comentários
Oi, Priscila!
Esperando ansiosamente o Portugal em Maio! De toda forma, se puder, tem como me adiantar umas informações?
Em Barcelos acontece, às quintas-feiras, uma feira de artesanato que eu gostaria de visitar. No entanto, ao me programar, percebi que 26/05 é Corpus Christi… Será que a feira funciona normalmente? E ainda: essa data é complicada para viajar por Portugal (passagens de trem/ônibus, hospedagem, etc)?
Agradeceria muito se você respondesse, pois, se for o caso, vou mudar meu roteiro aqui.
Abraços!
Olá, Ana Cláudia
Como vai?
Vamos ver se conseguimos colocar o site o mês de maio com alguma antecedência, para que você possa se programar :)
Sobre a Feira de Barcelos, dei uma ligadinha no Posto de Turismo de lá para perguntar e eles me informaram que ainda não há a confirmação da feira para essa data. Por vezes, quando o feriado cai a quinta-feira, a Feira é mudada para quarta-feira. Entretanto, já foram alguns feriados as quintas que a Feira se manteve a quinta. O ideal mesmo é ligar para lá mais perto da data ou enviar um e-mail e confirmar, se for do seu interesse: http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos/barcelos/posto-de-turismo
Com relação a viajar nessa data, é relativo, sabe? Alguns feriados, sobretudo os religiosos, estavam suspensos – medida tomada pelo governo quando houve a crise. Nesse ano, os feriados religiosos voltaram ao calendário, o que deixará os portugueses um pouco mais descansados para viajar e emendar algumas datas. Dependendo do destino escolhido, pode ser que a rede hoteleira esteja mais cheia, sim. Porém, com relação as passagens de ônibus ou trem, não há grandes interferências.
Uma excelente viagem!
Oi, Priscila!
Por aqui, vai tudo bem! E com vocês?
Muito obrigada pela resposta! Adorei o site que você passou, lá tem muita coisa sobre Barcelos. Vou entrar em contato com eles para me certificar da data, mas agradeço pela disponibilidade de ligar pra eles.
E tomara que dê certo adiantar o Portugal em Maio! Já tenho muita coisa adiantada, mas toda informação é válida, não é?
Mais uma vez agradeço a atenção, você é muito simpática! Acho muito legal ver pessoas assim, que procuram crescer baseados em educação, profissionalismo e dedicação! Desejo a vocês do Cultuga todo o sucesso do mundo e sempre indicarei o site e os seus serviços! Dessa vez, infelizmente, não vou poder levar o souvenir especial de viagem que vocês oferecem, mas em uma próxima ida, com certeza vou querer!
Olá, Ana Cláudia
Agradeço tamanho carinho!
Conte sempre conosco e tenha uma excelente viagem :)
Oi Priscila, tudo bem?
E Portugal em junho, chegará em maio? Não resisti, irei em junho passar uns dias com Isadora (ela conseguiu prorrogar o intercâmbio para mais um período letivo na UFBA-Porto). Desta vez será rápido 10 dias.
Planejamos ir a Cascais, Évora ( que ficou de fora em dezembro, optamos por Óbidos). Ficaremos 5 dias em Lisboa! Estou animadíssima, desta vez sairá Castelo de São Jorge e Mosteiros dos Jerônimos…
Voces estarão por Lisboa? Quem sabe não dará tempo para um café?
Um grande abraço.
Olá, Ana Silvia
Como vai? Por aqui está tudo bem!
Estamos tentando fazer essa publicação trimestral, mas é difícil, pois a agenda cultural é divulgada com pouco tempo de antecedência do início do mês. Mas em maio certamente publicaremos o de junho, sim :)
Que delícia que você vai retornar e que a Isadora vai ficar mais um pouquinho por aqui. Tenho a certeza que vão se divertir bastante nessa época do ano e ainda ver um outro Portugal!
Possivelmente estaremos por aqui, sim! Depois nos indique as suas datas por e-mail. Com certeza dará tempo para um café!
Fiquem bem!
Gostaria de saber no inicio de abril em portugal e frio ou calor , e se devo levar roupas de frio. obrigado.
Olá, Reinaldo
Tudo bem?
Temos um artigo com várias dicas sobre o que levar na mala para a primavera em Portugal que vai ajudar bastante você: https://www.cultuga.com.br/2015/03/o-que-levar-na-mala-primavera-portugal/
Um abraço e boa viagem!
Gente, boa tarde!
Ainda estou decidindo se vou a Portugal em Março ou em Abril. O site de vocês tem me ajudado muuuuuito. Obrigada, de coração, pelas informações e esclarecimentos. Mas a pergunta que não quer calar: nesses dois meses que mencionei chove muito? Chove ao ponto de atrapalhar nossos passeios ao ar livre? Se eu não quiser me preocupar com a chuva, qual o mês mais indicado para eu ir (exceto os meses do verão) ? Por favor, me ajudem.
Olá, Eliete
Tudo bem?
Ficamos felizes que as nossas dicas estejam ajudando você! :)
As chuvas começam dar uma diminuida em março e abril, mas mesmo assim, ainda é possível haver dias chuvosos – só mesmo no verão que dificilmente chove. Porém, não vai atrapalhar o seu passeio. Esse ano, o inverno tem sido mais seco e até um pouco quente. Tomara que a primavera seja assim também! :)
Abril e maio são meses bons para viajar para Portugal. As temperaturas giram em torno de 20-25 graus de máximas, hotelaria com bom preço (abril mais do que maio) e muitos jardins floridos.
Um grande abraço e faça uma ótima viagem! ;)
Olá. Pretendo ficar 10 dias em Portugal, na segunda quinzena de abril de 2018.
Alugarei uma moto e parto de Lisboa até Porto e na volta, passarei na Serra da Estela etc.
Como é o tempo nessa época , em relação a chuva?
Olá, Marcos
Tudo bem?
Alguns dias antes da sua viagem você poderá verificar as previsões no site que indicamos aqui no post. Há anos mais chuvosos do que outros e isso varia, inclusive, de região para região.
Um abraço e boa viagem
Oi, Priscila, tudo bem ?
Viajarei para Portugal em Abril 2018 com a minha sogra e uma tia. Pretendo ficar em Lisboa com elas e gostaria de algumas dicas de hotéis que possuem estacionamento gratuito, pois irei alugar um carro para leva-las a Fátima, Évora, Óbidos, Sintra. Ficaremos 10 dias. Agradeceria se você pudesse me dar algumas dicas, pois já não vou a Portugal há muitos anos e estarei viajando com duas senhoras idosas.
Obrigada e abraços
Olá, Marcia
Tudo bem e com você?
Não é comum os hotéis terem estacionamentos gratuitos. Nem todos os bairros aqui em Lisboa têm muitos espaços para estacionamento em prédios. Alguns hotéis têm poucas vagas e são caras – na rua, geralmente, é preciso pagar. Entretanto, o único hotel com lugar para parar o carro gratuitamente que me recordo é o Hotel Mundial, na Praça Martim Moniz, no centro histórico https://www.booking.com/hotel/pt/hotelmundial.pt-pt.html?aid=377086
Vou deixar aqui artigos com dicas de lugares pertos de Lisboa que vocês irão gostar de visitar:
– Fátima https://www.cultuga.com.br/2014/05/roteiro-o-que-fazer-em-fatima/
– Évora https://www.cultuga.com.br/2015/08/roteiro-o-que-fazer-em-evora-portugal/
– Óbidos https://www.cultuga.com.br/2014/04/roteiro-o-que-fazer-em-obidos/
– Sintra https://www.cultuga.com.br/2016/08/bate-volta-lisboa-sintra-roteiro-palacios-dicas/
– Cascais https://www.cultuga.com.br/2017/09/o-que-fazer-em-cascais-roteiro-lisboa/
– Batalha https://www.cultuga.com.br/2016/05/mosteiro-da-batalha-vale-a-pena-roteiro-o-que-fazer/
– Lisboa https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/lisboa/
Um abraço e boa viagem!
Olá Priscila, meu nome é Aline sou brasileira e estou a me mudar para Portugal no mês de abril de 2018, mais nesse período estou correndo atras da documentação para conseguir a cidadania por parentescos, gostaria de uma dica caso conheça alguma empresa ou advogado que busque por documentação e que faça consultoria deste assunto, amei o seu site e suas dicas, obrigada por dividir!
beijos!
Olá, Aline
Conhecemos, sim! Vou te enviar em um email privado.
Um grande abraço
De volta a Portugal em 20 de Março, desta vez para procurar onde iremos residir até definirmos onde queremos comprar nossa residência de fato. Amamos este país e o já o conhecemos um pouco, pois gostamos de sair das auto estradas e visitar as vilas, sítios, que ficam mais fora da rota turística normal e assim aprendemos a amar as pessoas e os lugares por onde passamos. Minha questão é relativa a essa busca. Você acha que ir direto em imobiliárias é o melhor caminho para alugar uma moradia? Digo moradia porque quando formos em definitivo iremos com cachorro e gatos de estimação, por isso precisaremos de mais espaço para eles. Você pode me sugerir o caminho que deveremos seguir? Meu marido irá se aposentar no Brasil e iremos de mudança mesmo. Agradeço sua atenção.
Olá, Dora
Tudo bem?
Por vocês estarem em busca de casa fora da rota turística, aconselho que vocês entrem em contato com uma imobiliária (primeiro por e-mail e depois pessoalmente) e explique esse objetivo. Espero que vocês consigam um bom lugar! :)
Um grande abraço e boa viagem!
Boa tarde Priscila,
Sou filho de portugueses e está será a primeira vez que irei visitar Portugal, porem estamos com duvidas entre ir no final do mês de Abril ou final do mês de Maio, com permanência de 15 dias. Em minha estadia em Portugal vou querer conhecer as cidades populares e culturais e ir visitar as cidades em que meus pais nasceram Vila Nova de Tazem e Gebelim.
Você pode me passar dicas de Hoteis ?
Adorei o site.
Abs
Olá, Fabio
Tudo bem?
Ambos os meses são bons. Abril ainda pode ter dias mais frios, mas nada que possa incomodar a viagem. Maio já é o auge da primavera, com temperaturas mais amenas e com mais movimento nas ruas. :)
Temos vários posts com dicas de hotéis que você vai gostar: https://www.cultuga.com.br/tag/hoteis-em-portugal/
Um abraço e boa viagem! :)
Muito obrigado pelas dicas Rafael, em junho estaremos ai em Portugal, contando os minutos….
De nada, Fabio! :)
Aproveitem muito a viagem! Junho é um mês incrível!
Grande abraço!
Oi! Meu marido e eu viajaremos para Portugal entre abril/maio de 2019 e vi que vamos pegar vários feriados (sexta-feira santa, páscoa, dia da liberdade e dia do trabalho), queria saber se a locomoção fica difícil nesses dias, pois iremos viajar de carro e pensei em usar os feriados para ir de uma cidade a outra (lisboa-porto-douro-lisboa), os portugueses também caem na estrada para viajar nas vésperas como acontece aqui? Obrigada!
Olá, Karen
Tudo bem?
Pode ficar tranquila que não é parecido com o Brasil (fiquei muito parado no trânsito nas estradas em São Paulo hehe). Pode ter algum movimento maior na saída de Lisboa e do Porto, principalmente por ser um feriado grande aqui, mas nada que irá atrapalhar a viagem de vocês! ;)
Um grande abraço e boa viagem!
Oi, Rafael! Obrigada pelas respostas, estou terminando de dividir os dias em cada cidade para começar a reservar os lugares para ficar, queria conhecer váááárias cidades, mas vou evitar um pinga-pinga e me concentrar entre lisboa-porto-dourto mesmo, vi que dá para fazer bate-e-voltas nas imediações, é nossa primeira vez em Portugal. Mais algumas dúvidas: eu e meu marido fazemos uso de medicamentos de uso contínuo e sempre carregamos uma “farmacinha” conosco, sabe se isso pode ser problemático na alfândega? E é muito difícil encontrar hotéis/apartamentos com estacionamento no Chiado/Baixa e no Porto? Obrigada e desculpe tantas perguntas (ainda estou fuçando o seu blog).
De nada, Karen! :)
Faz bem em evitar o pinga-pinga, assim você aproveita as cidades com mais calma e cria um afeto maior! ;)
Acredito que não há problema com os medicamentos, desde que vocês tenham uma receita ou autorização escrita de um médico. Nunca ouvi nada sobre barrar medicamentos de pessoas que realmente precisam!
É um pouco chato de encontrar hotéis com estacionamento no centro histórico de Lisboa e do Porto. Não há quase espaço para isso. Entretanto, deixo aqui alguns nomes de lugares que você poderá estacionar o carro. De qualquer forma, vocês não precisam ficar com o carro todos os dias em Lisboa, por exemplo. Podem alugar quando começarem o bate-volta.
Estacionamentos no centro histórico de Lisboa: Estacionamento Chiado: Rua Alm. Pessanha, 5 – Estacionamento Baixa-Chiado: Largo da Boa Hora, 1 – Estacionamento Praça do Município: Praça do Município, 29 – Estacionamento Camões: Praça Luis de Camões – Estacionamento Restauradores: Praça dos Restauradores
Estacionamentos no Porto: Estacionamento Carmelitas: Rua das Carmelitas, 80 – Estacionamento SABA Aliados: Rua do Almada e Rua de Elísio de Melo – Estacionamento D. João: Praça D. João I – Parque de Estacionamento das Cardosas: Rua Trindade Coelho, 22
Um grande abraço, boa viagem e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!
Obrigada! Só falta fechar o hotel em Lisboa, encontrei lugares com estacionamento, todos privativos, alguns gratuitos e outros pagos. Vamos usar o uber e táxis em Lisboa e no Porto.
De nada, Karen! Que bom que encontrou alguns com estacionamento. Vai valer a pena usar Uber e táxi. ;)
Um grande abraço!
Oi, Rafael! Eu de novo. Escolhi um apartamento na Mouraria para ficar em Lisboa. O que você acha do bairro? Abraços!
Olá, Karen
Tudo bem?
O bairro da Mouraria é um local com muita história – um dos berços do Fado. Alguns edifícios estão sendo revitalizados e melhorando bastante. Entretanto, a mobilidade pode ser um pouco ruim, pois as ruas são estreitas, com alguma subida e a estação de metro mais próxima é a Martim Moniz (linha verde). Como vocês pensam em alugar carro, não é bom para estacionar.
Os preços dos apartamentos da Maouraria e arredores acabam sendo mais vantajosos por conta desses motivos que disse.
Veja as indicações de bairros e regiões que damos nesses artigos: https://www.cultuga.com.br/tag/hoteis-em-lisboa/ Pode ser que vocês gostem de algum apartamento ou localização. ;)
Um grande abraço!
Adorei as dicas! Muito obrigada!
De nada, Yasmin! ????
Um grande abraço e boa viagem! ????????