Você sabia que Lisboa já foi cenário de mais de 16 mil filmes locais e estrangeiros – boa parte deles produzidos entre os anos 40 e 50? Descobri essa informação por meio de uma matéria que assisti no início desse ano em um canal da TV portuguesa. E foi nessa mesma reportagem que me apaixonei pelo belo trabalho da Liliana Navarra, criadora da Lisbon Movie Tour.

Percorra a Lisboa que foi cenário de inúmeros filmes

Cenas e cenários “vivos”

A Lisbon Movie Tour é uma empresa que promove passeios a pé pelas ruas da capital portuguesa e apresenta ao visitante diversos locais que serviram de pano de fundo para filmes como “Capitães de Abril”, “Afirma Pereira” e “Filme do Desassossego”. O percurso é recheado de curiosidades e, para ilustrar o que está sendo contado, a guia apresenta imagens do longa em questão direto de um tablet.lisbon_movie_tour_1

LMT + Cultuga

Quando conheci a Liliana pessoalmente, encontramos diversos pontos em comum entre a Lisbon Movie Tour e o Cultuga. Por isso, decidimos aproximar os projetos e criar uma parceria para oferecer aos nossos leitores a chance de fazer esses percursos ainda mais em conta.

Portanto, se você está com viagem marcada para Lisboa e quer conhecer um trabalho que vai acrescentar muito conteúdo a sua bagagem cultural, não deixe de colocar esse programa em seu roteiro. Os leitores do Cultuga têm 10% de desconto em qualquer um dos tours oferecidos pela Lisbon Movie Tour (para aproveitar esse desconto, basta pedir o código mandando um recadinho para mim via contato@cultuga.com.br até dezembro/2014).

Bate-papo

Quando surgiu a ideia de montar o Lisbon Movie Tour?
Liliana. A Lisbon Movie Tour foi uma ideia que surgiu na primavera do ano passado (2013), quando estive a terminar de escrever a minha tese de doutoramento em cinema. Sempre fui uma pessoa curiosa e, tendo passado 4 anos a estudar o cinema português, sempre tentei visitar os lugares onde muitos dos filmes foram filmados.

Na sua opinião, por que Lisboa foi escolhida como cenário de tantas produções portuguesas e internacionais?
Liliana. Inicialmente porque era um país muito barato para filmar. Mas além do aspecto econômico, Lisboa é um cenário surpreendente que se presta a muitas histórias diferentes.

lisbon_movie_tour_2

Qualquer pessoa pode fazer o passeio ou para cada um dos temas é preciso algum conhecimento prévio?
Liliana. Quando os nossos clientes nos ligam ou escrevem, tentamos sempre perceber antes se eles têm um minimo de conhecimento sobre o filme ou o livro. A maioria deles não têm um conhecimento prévio, mas isso nunca foi um limite – pelo contrário. Durante os passeios, que estruturamos sempre com base nas exigências dos nossos clientes, vamos dando informações que os ajudam a acompanhar a história do filme. No fim do passeio eles terão também a possibilidade de adquirir o DVD para assistir ao filme na íntegra em casa. Também sabem que poderão sempre nos contactar depois dos passeios para receber mais informações ligadas ao filme. Gostamos sempre manter o contacto com os nossos clientes, muitos dos quais voltaram para fazer outros passeios.

Um passeio que une o cinema com a cidade também é uma forma de se aprofundar em sua história?
Liliana. Com certeza. O que nós vamos dando ao longo dos nossos passeios é uma visão diferente sobre a cidade. Além das informações sobre os filmes e os bastidores, oferecemos também informações de cariz histórico e cultural sobre a cidade. É sempre emocionante ver como os nossos clientes, que vivem em Lisboa, conseguem ainda ficar surpreendidos com as curiosidades que vamos contando durante os passeios. Como você pode imaginar, nunca conseguimos repetir um passeio igual a outro – mesmo propondo o mesmo filme.

Lisbon Movie Tour
site: http://lisbonmovietour.com
facebook: http://www.facebook.com/lisbonmovietour
e-mail: info@lisbonmovietour.com

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 Comentários

Deixe um comentário