O Piódão é um daqueles lugarejos de filme, sabe? Depois de rodar por uma longa e sinuosa estrada serra adentro, lá está essa aldeia, que é um cartão postal de Portugal de qualquer ângulo que se vê.
Mas você já pensou em pernoitar por lá? Então acompanhe esse artigo que vou te contar onde dormir em Piódão (e cair de amores).
Casas de pedra escura, o xisto, que parecem ter sido construídas sobre um plano arquitetônico muito particular e uma paisagem envolvente que já foi riquíssima para a agricultura local.
Só por aí, já te digo: não faça em bate-volta.
Escolha dormir no Piódão para ter uma experiência do por-do-sol ao nascer do dia nesse local mágico!
Onde dormir no Piódão: fique em uma casa típica da aldeia
Diferente das aldeias da Serra da Lousã, que falamos recentemente por aqui, o Piódão é uma aldeia maior, tem mais habitantes permanentes e fica mais próxima da Serra da Estrela.
Ela faz parte da chamada Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Assim, você poderá facilmente conjugar uma pernoite aqui em um roteiro que passe pela própria Serra da Estrela, por exemplo.
Nessa viagem que fizemos ao Piódão tivemos a companhia dos pais do Rafa.
Assim, buscávamos uma hospedagem que pudesse se adequar ao perfil de nós quatro, que adoramos conversar com as pessoas e se envolver com os apaixonados pela terra.
Por isso, a escolha de onde dormir no Piódão foi na Casa da Padaria – unânime entre nós quatro.
Na verdade, já tínhamos lido tanto sobre essa casa e indicado para vários clientes nossos, que a escolha para visitar essa aldeia teve quase o mesmo peso da vontade de conhecer pessoalmente a Sra. Goretti e o Sr. António, proprietários dessa casa simpática e acolhedora, que fica no coração do Piódão.
Como é a Casa da Padaria, no Piódão
As primeiras impressões
Chegamos a Casa da Padaria no início da tarde.
Ao tocar o sino da típica construção de xisto com dois andares, a Sra. Goretti abriu a porta com um imenso sorriso: parecia que já estava nos esperando.
Ao entrar, sentimos aquele clima afável e rústico de casa de vó (portuguesa, como a minha rs.).
Luz baixa, mobiliário tradicional e com um estado de conservação surpreendente, toalhas e cortinas feitas a mão, além da imensa cortesia de quem recebe uma família.
Subimos as escadas e encontramos o corredor dos quartos. No total, são 4 – sendo que dois deles estavam reservados para nós naquela noite na Casa da Padaria.
Durante o tempo que conversamos na recepção, vimos alguns viajantes batendo a sua porta, perguntando se havia um quarto vago. Para não correr o risco, reserve um quarto com antecedência.
Da janela de todos os quartos conseguimos ver a serra e o Piódão, com aquela imensidão de verde que parece abraçar as casas de xisto.
Localizada na própria aldeia, essa era uma antiga padaria (por isso o nome) dos pais do Sr. António, marido da Sra. Goretti. Aliás, quando ele era pequeno, fazia a entrega do pão em muitas casas.
Com o casamento, o serviço militar e o trabalho, o casal acabou por viver em diversas partes do país – principalmente em Coimbra e Loulé (no Algarve).
Aposentados, eles retornaram a aldeia de origem do Sr. António, que ele guardava com imensa saudade, para reabrir essa casa que ficou desativada por quase 30 anos.
Foi em 1998 que eles começaram a transformação dessa padaria desativada em um alojamento de Turismo Rural, sendo a residência permanente deles anos mais tarde, em 2009.
Mas, o que realmente nos fascinou é o amor que eles têm por receber as pessoas.
A Sra. Goretti (já deu para perceber que nos apaixonamos por ela, né?) se conecta aos viajantes de uma forma muito pessoal, não importa a nacionalidade.
Não foram poucas as vezes que vimos seus olhos brilharem, com lágrimas tímidas, que misturavam a alegria e a saudade, contando histórias de diversos hóspedes que passaram por aqui nesses anos.
O livro de visitas, que fica na porta da Casa, não a deixa mentir. É um carinho mútuo.
Quer conhecer mais aldeias de Portugal?
Veja aqui 6 lugares lindos para viajar a partir do Piódão
Como chegar a aldeia do Piódão
Nós partimos de Castelo de Vide rumo ao Piódão.
Entretanto, não é um trajeto que eu aconselho para quem está fazendo um roteiro mais enxuto por Portugal e tem pouco tempo para percorrer o país.
É melhor conectar a pernoite por aqui com outra cidade/ região mais próxima, quando você poderá ver mais coisas diferentes e menor tempo.
Assim, o ideal é partir de Coimbra ou da Serra da Lousã, por exemplo, quando você vai demorar entre 1h30 e 2h para chegar.
Uma outra sugestão, como já disse por aqui, é incluir o Piódão no seu percurso pela Serra da Estrela (a distância entre o Piódão e a Covilhã é também de 1h30, aproximadamente).
Porém, dá também para seguir de Lisboa direto. São quase 300km. Se essa for a sua opção, saia bem cedo, pois as estradas da Serra do Açor são pequenas, algumas mais lentas.
Do Porto, a mesma coisa. Entretanto, o percurso será um pouco mais rápido, pois são 200km.
Acomodações desta casa típica no Piódão
Todos os quartos ficam no andar superior da casa, acessados somente pelas escadas.
Portanto, se você está viajando com uma mala grande, deixe-a no carro (não tem problema algum) e leve para a Casa da Padaria somente o que você vai usar em um saco ou uma mochila.
Foi o que fizemos e deu super certo.
Confesso que o que mais nos chamou a atenção foi a limpeza. Das roupas de cama bordadas e branquíssimas ao banheiro com uma louça e metais que brilhavam.
Impecável.
Estar aqui é fazer uma viagem no tempo, é mergulhar na casa da avó, como disse no início.
Quarto aconchegante, banho quente e com ducha forte, uma pequena televisão, espaço para os nossos pertences e um amanhecer por aquela janela emoldurada com uma cortina feita a mão que ficará para sempre na nossa memória.
Talvez o único “inconveniente” aqui seja a falha no wi-fi dentro dos quartos. Entretanto, na sala de jogos, logo na entrada da Casa, funciona direitinho.
Mas, quer saber?
Isso não foi um problema.
A graça de estar no Piódão é poder se desligar do mundo tecnológico e sentir um morador desse local tão pitoresco.
Café da manhã
A memória viva da antiga padaria está em um lugar que não poderia ser mais propício: a sala de café da manhã.
Nela, vemos o tradicional forno a lenha, utensílios utilizados para a fabricação artesanal do pão, além de muitas fotos de família.
O cheiro de café da manhã se espalha pelos corredores, e é tão convidativo. Nesse cenário, fazemos o desjejum, que é uma perdição com tanta fartura.
Dá vontade de passar o dia nessa sala onde, há tempos, se fez muito pão para a região.
A Sra. Goretti prepara muito do que é servido aos hóspedes.
Sentamos diante de uma grande variedade de produtos regionais, com queijos, presunto, pães, bolos, frutas e as geléias… Tudo passado por suas mãos com muito dom.
Aliás, você gosta de pão?
Veja essa lista de pães portugueses deliciosos para provar!
Facilidades e serviços
Para entreter a família, ao fim do dia passamos na pequena sala de jogos, bem retrô, para partidas e palitinho e dominó.
O pagamento é feito somente em dinheiro, cartões de crédito não são aceitos.
Como os carros não são permitidos dentro do Piódão, você estacionará logo na entrada da aldeia – há algumas vagas no largo da Igreja Matriz.
Não tem erro.
Até a Casa da Padaria são 5 minutos de caminhada e tem placas de sinalização.
Casa da Padaria
Endereço: Rua Cónego Manuel Fernandes Nogueira 6285-018 – Piódão
Contatos e reservas: casa.padaria@sapo.pt – (+351) 235 732 773 – 964 889 498
Viaje a Portugal com tudo organizado
14 Comentários
Pri e Rafa adorei a reportagem sobre Piodão estava na nossa lista de aldeias a serem conhecidas assim como Monsanto e Idanha, mas infelizmente não deu tempo, optamos numa decisão em conjunto pela Ilha da Madeira…..quem sabe na próxima viagem.
Parabéns
Olá, Marcos
Tudo bom?
O Piódão é fabuloso!
A Ilha da Madeira também é muito especial. O que vocês podem fazer na próxima viagem é uma rota por várias aldeias históricas e de xisto. Tenho certeza que será inesquecível. :)
Um grande abraço!
Rafael e Priscila, parabéns pelo seu trabalho. Suas informações são preciosas.
Vocês lembram quanto tempo se leva de Castelo de Vide até o Piódão? Pretendo fazer este roteiro em maio.
Esta região de Piódão e Serra da Estrela sofreram com os incêndios de 2017?
Muito obrigada
Elisabete
Agradecemos o carinho, Elisabete! :) Temos todo o gosto de orientar os viajantes brasileiros que vêm a Portugal!
Direto, demora por volta de 2h50, mas como paramos para tirar umas fotos num pedaço da Serra da Estrela, foi um pouco mais. As estradas são mais lentas, mas muito lindas. ;)
Sobre os incêndios, um pedacinho da região onde se encontra o Piódao, mais próximo de Pampilhosa da Serra, e um pouco dos arredores da Covilhã, na Serra da Estrela, sofreram com os incêndios. :(
Você vai gostar muito dessas regiões do Alentejo e do Centro! :)
Um grande abraço e boa viagem!
Priscila e Rafael, excelente o post. Já não tenho mais dúvidas se devo ir até Piódão.
Irei, com certeza.
Meu roteiro inclui Serra da Estrela e Coimbra, portanto posso ir até Piódão de qualquer um dos dois lugares.
Minha dúvida é a qualidade das estradas. Como irei em janeiro de 2019 vou correr o risco de pegar chuva e neve. Pelo Google vi que os caminhos são bem estreitos e sem acostamento em alguns trechos.
Vocês saberiam me dizer se o caminho mais tranquilo é partindo de Belmonte (onde estarei) ou Coimbra ? Ou as estradas são tranquilas e não devo ter essa preocupação ?
Abraços.
Reynaldo Antunes
Olá, Reynaldo
Tudo bem?
Você vai adorar o Piódão, principalmente a Casa da Padaria! :)
A Serra do Açor é mesmo estreita e sem acostamento, mas, indo com cuidado e atenção, é tranquilo. O movimento é baixo. Caso esteja chovendo muito forte e nevando, eu evitaria ou esperaria acalmar. ;)
O caminho a partir de Belmonte é mais “chatinho” pois pega um trecho da Serra da Estrala, onde a estrada também é lenta, mas muito bem sinalizada, assim como a Serra do Açor. De Coimbra acaba sendo mais fácil.
Se você gosta de lugares montanhosos e aldeias, tente visitar também a linda Serra da Lousã: https://www.cultuga.com.br/2016/11/aldeias-pitorescas-de-xisto-na-serra-da-lousa-portugal/
Um grande abraço e aproveite bastante a viagem!
Priscila e Rafael
Achei linda a descrição de Piodão.
Mas devido a idade (75 anos) e certa dificuldade de locomoção (minha e dos familiares com quem planejo viajar) será que há alguma opção de mais fácil acesso para pernoite, que vocês recomendam?
Piodão só pode ser visitada a pé, ou existe alguma alternativa para pessoas com dificuldade de locomoção?
Antecipadamente grata
Olá, Mirtes! Tudo bem?
Muito obrigada pela sua mensagem!
O Piódão especificamente tem ruas muito estreitas e de pedra. Por isso, não passam carros. Todos os carros ficam estacionados na porta da aldeia para que os visitantes possam percorrer a pé. Há um hotel fora da aldeia chamado Inatel. Vocês podem procurar por ele. São 300m de distância da aldeia e já oferece o conforto que precisam. Ele tem estacionamento, elevador e uma vista para a aldeia. Neste caso, é uma boa opção para vocês. :)
Um grande abraço e uma excelente viagem!
Grata pela presteza da informação. Será que há no Cultuga há alguma sugestão de trajeto que combine Coimbra, Serra da Estrela e Santiago de Compostela.
Maio é um bom mẽs para visitar a Serra da Estrela para quem já tem nas pernas
um pouco de inverno?
Gratíssima
De nada, Mirtes! ????
Não temos um trajeto incluindo essas cidades, mas há posts sobre Coimbra e Serra da Estrela.
– Coimbra https://www.cultuga.com.br/2019/04/roteiro-coimbra-o-que-fazer/
– Serra da Estrela https://www.cultuga.com.br/2014/03/a-serra-da-estrela-em-60-segundos/
– Aldeias perto da Serra da Estrela https://www.cultuga.com.br/2019/02/aldeias-serra-da-estrela-portugal/
Sobre Santiago de Compostela, aconselho que faça um bate-volta a partir da cidade do Porto, no norte de Portugal (são cerca de 2h30 de carro), ou durma uma noite lá.
Comparado com o inverno, o clima em maio já está bem menos frio, então não deve ter neve (só muito vento hehe) no topo da Serra da Estrela. Vocês vão gostar bastante!
Um grande abraço e boa viagem! ????????
olá priscila, que posts maravilhosos!!!
Estou indo para o Porto com meu filho (8) no dia 25/12, e querendo muito apresentar a neve para ele!
aluguei um carro economico, e estou com receio de ir para a Serra da Estrela dirigindo, por conta que as pistas podem ficar escorregadias. Vc acha que tem problema? Dificil dirigir do Porto para a Serra?
Quero muito pernoitar em uma das aldeias que listou… Piodão ( me apaixonei), Monsanto, Idanha a Velha…
Vc acha que é possivel? Voltarei para o Porto. Estou pensando em ir dia 30 pela manha, dormir, e retornar no dia 31. O que acha?
abs e sua opnião me ajudará muito.
Olá, Thais
Tudo bem?
Ficamos muito felizes que tenha gostado dos posts do Cultuga! ????
É possível sim ir com um carro pequeno para a Serra da Estrela. As estradas têm mais curvas e subidas, mas são bem sinalizadas (a Serra do Açor, onde fica o Piódão, é um pouco mais estreita). Para essa época do ano, quando a chance de nevar é grande, as locadoras costumam alugar correias para os pneus dos carros. Mas você pode pedir se a previsão der nevão – se a quantidade for grande, a Proteção Civil fecha os pontos críticos, que geralmente são os pontos mais altos, por segurança. É importante você acompanhar a previsão do tempo e as notícias. ????
Dormir em uma aldeia ou cidade próxima da Serra da Estrela nesta época será uma experiência diferente e marcante para vocês. Caso você ainda não tenha lido o nosso artigo com sugestões de hospedagem na serra e perto dela, vale a pena também: https://www.cultuga.com.br/onde-se-hospedar-serra-da-estrela/
Um grande abraço e boa viagem! ????????
Adoro os seus posts, muito bem explicado, muito bem detalhado, se vê que gostam realemente do que fazem. Vou em Agosto/20 e ficaremos na Casa da Padaria, sairemos de Évora, pretendemos parar em Castelo de Vide e seguir a Piódão, vcs acham muito cansativo?? Queremos chegar antes do por do Sol. Muito obrigada.
Obs.: a TV é boa??? kkkkk sou a louca por televisão.
Olá, Paula
Tudo bem?
Ficamos felizes que gosta dos posts do Cultuga! ????
De Évora até o Piódão são por volta de 4h30, mas como vocês vão parar em Castelo de Vide, dá para “recarregar as baterias” para a trajeto mais longo. O bom é que parte do caminho até a Serra da Estrela é por Autoestrada (A23) e depois entra nas duas serra (Estrela e Açor). As estradas são lentas, mas a paisagem é fabulosa! Outra vantagem é que os dias são mais longos no verão. ☀️
Sobre a TV, lembro que era de tubo e pequena. Não sei quais canais pegam, se forem os abertos, são três: RTP, SIC e TVI.
Você vai adorar a Casa da Padaria, a Goretti e as maravilhas que ela faz no café da manhã! Já estivemos lá duas vezes e sempre temos vontade de voltar novamente! ❤️
Um grande abraço e boa viagem! ????????