Conhecer Castelo de Vide estava nos nossos planos (e, pessoalmente, nos meus sonhos) há muito tempo. Entretanto, por ser uma vila próxima da fronteira de Portugal com a Espanha, na região do Alentejo, fomos adiando essa viagem. Mas, com a vinda dos pais do Rafa em outubro de 2016, encontramos a época ideal e a companhia perfeita para a visita.
Castelo de Vide: uma visita pela Sintra do Alentejo
Acabamos por fazer, juntos, uma imersão pelo interior de Portugal, sobretudo no Parque Natural da Serra de São Mamede – que é a área verde e protegida em que a vila de Castelo de Vide está inserida.
Dizer que o Alentejo é mágico soa redundante, mas tenho que reafirmar. Quanto mais nós conhecemos e investigamos essa imensa área do pais, mais percebemos que falta um mundo a ser descoberto.
A romântica e charmosa Castelo de Vide
Ei, não fui eu quem inventou esse apelido! Fomos tirar a prova para entender as razões de Castelo de Vide também ser chamada de Sintra do Alentejo.
O título não vem dos palácios, mas do romantismo que ela inspira. Aqui, encontramos muitas características alentejanas, como a boa onda de seus habitantes, comida farta, casas brancas com detalhes amarelos e o tempo que parece correr bem devagar.
De Sintra, vimos alguns casarões por perto e o charme que toma todas as ruas do centro histórico, entre muitas subidas e descidas nos arredores do castelo.
Hoje, um de seus principais pilares econômicos é o turismo – tanto nacional, como internacional. Entretanto, em sua origem, teve uma produção de destaque no cultivo da vinha, do linho, da oliveira, das frutas e também dos cereais, além do gado.
Como chegar e como incluir essa vila em seu roteiro
Nós partimos de Lisboa rumo a Castelo de Vide de carro. Deixamos a capital pela Ponte 25 de Abril e seguimos pelas autoestradas A2 e A6. Então, usamos a E802 para alcançar o Parque Natural da Serra de São Mamede e entramos por algumas estradas nacionais aleatórias para conhecer as belezas da região.
O GPS funcionou bem por aqui. Porém, ter um mapa das estradas em papel também facilita o deslocamento. Esse é um percurso de, aproximadamente, 245km que demora por volta de 2h50.
Uma sugestão para conjugar passeios nessa região alentejana é fazer uma primeira base em Évora para explorar a cidade e esticar a Arraiolos, Monsaraz e Elvas. Depois, fazer base em Castelo de Vide, como nós, passando por Estremoz e Marvão. O retorno pode ser feito via Tomar e Fátima, no centro oeste do país, em uma espécie de circuito circular durante uma semana.
O que ver em Castelo de Vide?
Se você puder dispor de, pelo menos, meio período na vila, com disposição para subir e descer suas ruas, conseguirá ver as casas históricas e as fontes, além de se envolver em uma das temáticas históricas mais fortes da vila, que são suas referências judaicas (das mais bem preservadas de Portugal) – como a sinagoga e a judiaria.
Como Castelo de Vide encontra-se em um ponto alto do Parque Natural da Serra de São Mamede, há também bonitas panorâmicas da região que podem ser vistas da beira da muralha a qualquer hora, junto ao Castelo.
Durante a nossa visita, conversamos com um senhor que estava contemplando o fim de tarde por ali, enquanto olhava suas ovelhas.
Uma outra referência local são os artigos feitos com cortiça – no caminho, pelas estradas, vimos muitos sobreiros (a árvore que a cortiça é extraída). Por aqui, você encontrará peças muito interessantes, seja acessórios (como bolsas e carteiras), seja sugestões decorativas e utilitárias para a casa.
Nós visitamos a loja Portugal d’Alma (Rua Bartolomeu Alvares de Santa, 92), que mantém uma gama imensa de opções. Por lá, fomos muito bem recebidos e acarinhados, quando souberam que não vivíamos na região.
Nessa vila charmosa ainda há a possibilidade de passear sem rumo, entrando por suas ruas, igrejas (que são muitas) e encontrando pequenas passagens que oferecem uma nova experiência.
Reforço que, uma das nossas melhores surpresas, foi visitá-la ao domingo, quando ainda assim encontramos muita gente na rua e vimos bares e restaurantes com as portas abertas no centro histórico até a noite.
Finalizamos o nosso passeio na Casa de Chá Belmira (Rua Almeida Sarzedas, 31), quando duas senhoras – clientes fiéis do espaço – sugeriram que nós levássemos algumas bolachinhas que elas adoram e compram sempre, produzidas lá mesmo. Claro que não pudemos negar… Levamos um saquinho para a terminar o dia em nossa base.
Com algum tempo, você ainda pode seguir para o monte, onde está a Capela de Nossa Senhora da Penha. A partir de lá, nos disseram que a vista para Castelo de Vide é lindíssima. Porém, como ficamos rodando pela vila até a noite, deixamos essa pendência como um gostinho para voltar… E que seja para breve!
Agora, somente como curiosidade e para encerrar as nossas descobertas por esse cantinho português, o militar Salgueiro Maia, um dos principais rostos da Revolução dos Cravos, que colocou fim a ditadura portuguesa, nasceu aqui, em Castelo de Vide.
Viaje a Portugal com tudo organizado
4 Comentários
Bom dia. Vocês são o máximo em informações de lazer, cultura, e tudo mais dessa terra fantástica. Acompanho suas publicações, e me sinto em Portugal lendo o Cultura. Tenho cidadania, é gostaria muito de morar aí, o que falta é coragem. Um abraço forte.
Olá, Antonio
Como vai?
Agradecemos a sua mensagem tão carinhosa! Seja sempre bem-vindo ao Cultuga e a Portugal :D
Um forte abraço
Bom dia, Priscila!
Como estão?
Gostaria de saber se você pode indicar um hostel barato em Lisboa, gostaria de passar um final de semana para conhecer um pouco da cidade….
Ficarei muito agradecida!
Beijos
Olá, Rai
Tudo ótimo e com você?
Nos últimos três anos cresceu muito o número de hoste Hostel barato tem, mas a qualidade e localização acabam não sendo boa. Sempre aconselhamos procurar hospedagens no Booking com notas de 8 para cima. Assim é mais garantido. ;)
Veja se essas indicações fazem parte do seu perfil:
– The Sky Lofts Lisbon – Guesthouse (fora do centro histórico. Perto do metro) http://www.booking.com/hotel/pt/the-sky-lofts-lisbon.pt-br.html?aid=377086
– Hostel 4U (centro histórico) http://www.booking.com/hotel/pt/hostel-4u.pt-br.html?aid=377086
– Lisbon RiverView Hostel (centro histórico) http://www.booking.com/hotel/pt/lisboncenter-hostel.pt-br.html?aid=377086
– Refuge in Santa Marta (perto da Av. da Liberdade) http://www.booking.com/hotel/pt/golden-residence-hostel.pt-br.html?aid=377086
Um grande abraço!