Sobre o Cultuga - esse trabalho que une Brasil e Portugal
Olá, olá! Muito prazer em receber você aqui!
Somos o Cultuga e temos como principal objetivo promover a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.
Ao longo desses mais de 10 anos de atividade desenvolvemos uma forma autêntica para fazer isso por tamanha dedicação e customização que colocamos sobre cada detalhe, cada conteúdo produzido, cada cliente atendido, cada parceria, cada criação do Cultuga.
O nosso trabalho é calcado na responsabilidade pela informação que transmitimos por aqui e no respeito que temos por Portugal e pelos nossos leitores.
Quem faz o Cultuga
O blog e as demais plataformas digitais do Cultuga são mantidos por nós – Priscila Roque e Rafael Boro.
Somos um casal de jornalistas especializados em cultura, ambos naturais de São Paulo, luso-brasileiros e residentes em Lisboa desde 2013.
A nossa história pessoal também está intimamente ligada a Portugal e ao Brasil. ❤
Mas não fazemos tudo sozinhos. Temos o apoio de mais pessoas queridas que estão conosco nessa jornada. Conheça aqui a equipe do Cultuga.
A nossa história
PRIMEIROS PASSOS [2010 – 2013]
O Cultuga surgiu em maio de 2010.
Naquela época, notávamos a escassez na divulgação da cultura portuguesa – popular e contemporânea – e na valorização do turismo cultural de Portugal nos meios de comunicação do Brasil.
A imagem de Portugal e da cultura portuguesa no Brasil era bastante estereotipada e desatualizada.
Na primeira semente plantada pelo Cultuga estava uma enorme paixão por Portugal e a consciência de que essas relações histórica, familiar e também cultural tinham excelentes frutos para serem colhidos no Brasil.
Os primeiros anos foram de divulgação da agenda cultural contemporânea portuguesa no Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, entrevistas com músicos, escritores e artistas portugueses ou brasileiros influenciados pela cultura portuguesa, além de curiosidades sobre o país envolvendo desde as diferenças da língua até o turismo.
Sempre tivemos a preocupação de desenvolver um conteúdo autoral e independente. E, por isso, ao longo do caminho encontramos pessoas fantásticas que partilharam ideais conosco e abriram espaço para divulgarmos esse trabalho.
Em 2012, o Cultuga participou do programa “Portugal Dentro de Nós”, emitido pela Rádio Trianon 740 AM/ São Paulo, produzindo boletins culturais ao vivo semanalmente.
No final de 2013, o Cultuga esteve entre os 10 finalistas do prêmio “The Bobs – Best of Online Activism 2013“, promovido pela emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de “Melhor Blog em Português”.
PROFISSIONALIZAÇÃO [2014]
Em 2014, o Cultuga passou de uma estrutura amadora para a de um blog profissional.
Assim, além da produção de conteúdo exclusivo para o blog e para as redes sociais, demos início também aos nossos serviços de turismo personalizado com experiências para viajantes que desejam se aproximar da cultura portuguesa.
EXPANSÃO E RECONHECIMENTO [2015 – 2019]
O início de 2015 veio com um novo passo para o Cultuga com o convite para ser um dos palestrantes do Congresso Nacional de Destinos de Viagem.
E, no ano seguinte, o convite para apresentar mais uma palestra durante o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, em Berlim, na Alemanha.
Em ambos, tivemos a oportunidade de conhecer e encontrar blogs profissionais que se tornaram parceiros e amigos do Cultuga.
Em 2017, o Cultuga deu mais um passo a frente em crescimento e reconhecimento.
A começar pela nomeação ao Blogger Travel Awards, da Bolsa de Turismo de Lisboa, quando esteve entre os 5 indicados na categoria de “Melhor Blogue de Viagens Profissional”.
Depois, com o convite para compor um dos painéis das Jornadas Internacionais de Turismo, evento promovido pela Câmara Municipal de Águeda, sob o tema “Blog, bloggers e viagens – Como colocar um destino na moda“.
Nós também fomos convidados para participar do Programa Destino Certo, exibido pelo canal Mais Globosat, e comandado pela querida apresentadora e jornalista Mel Fronckowiak.
No 3º episódio da terceira temporada tivemos a oportunidade de falar sobre o trabalho que desenvolvemos em Portugal com o Cultuga.
Os anos de 2018 e 2019 nos brindaram com a divulgação espontânea do Cultuga em veículos de comunicação de grande expressão dos dois lados do Atlântico.
O jornal português Público nos entrevistou para um bonito perfil em página completa que traçou todo o nosso caminho pessoal até o fortalecimento profissional do Cultuga.
Já a rádio brasileira Band News FM nos convidou para um delicioso bate-papo sobre a escolha dos brasileiros por Portugal como um destino de viagem completo e cheio de boas descobertas.
PANDEMIA E O REINVENTAR [2020 – 2023]
O ano de 2020 marcou os 10 anos do Cultuga e veio com um desafio a altura: a pandemia.
Uma das formas de contornarmos a crise da saúde e do turismo mundial foi fazer lives temáticas todos os domingos em nosso canal do YouTube, de março a novembro, sempre com assuntos diferentes da cultura portuguesa.
Durante todo o segundo semestre de 2020 também mantivemos um grupo na plataforma Apoia.se, com 40 membros, promovendo tours virtuais exclusivos e com o envio de mimos digitais para que Portugal permanecesse perto dos nossos leitores.
Em 2021, 2022 e 2023, mantivemos o nosso propósito, aproximando você da cultura portuguesa – com vídeos em nosso canal no YouTube, muitos artigos novos e lives diretamente das ruas de Portugal.
Seguimos 2024 para o 14º ano do Cultuga com mais novidades!