Você é fã de futebol? Vai viajar à ilha da Madeira, em Portugal? Então, saiba que Cristiano Ronaldo tem um museu na cidade do Funchal e a visita é imperdível.
Como é o museu de Cristiano Ronaldo, na Ilha da Madeira?
O Museu CR7 reúne todos os prêmios individuais originais conquistados pelo português, além de camisas (ou “camisolas”, como se diz em Portugal), chuteiras, bolas, réplicas de importantes troféus recebidos em equipe, fotos, vídeos, homenagens e até estátuas de cera.
Os 5 prémios de melhor jogador do mundo não poderiam faltar, claro.
Aliás, assim que o CR7 recebe um prêmio importante, ele é imediatamente enviado ao museu. Por vezes, esse prêmio já entra em exibição na mesma semana.
Antes de começar a contar o que mais gostei e mostrar as fotos da exposição, se você ainda não sabe, o craque que jogou no Sporting, Manchester United, no Real Madrid, na Juventus e agora novamente no Man. United nasceu no bairro de Santo António, um dos mais simples do Funchal, na Ilha da Madeira.
Por esse motivo, o museu fica na Ilha da Madeira.
O melhor jogador português de toda a história faz por merecer tamanha fama e o reconhecimento dentro e fora dos gramados.
O seu “jeitão” pode irritar algumas pessoas que, por vezes, o consideram arrogante e metido.
Porém, além de sua determinação como atleta, poucos sabem da dedicação e carinho, como “filho da terra”, que tem Cristiano Ronaldo.
Estar no Funchal é perceber que o CR7 nunca virou as costas para sua origem.
Agora, no auge de sua carreira, ele investe frequentemente para o seu crescimento e desenvolvimento turístico e, sobretudo, social da Ilha da Madeira.
Como chegar ao Museu CR7
O museu de Cristiano Ronaldo tem fácil localização. Ele fica no início da Avenida Sá Carneiro, uma das mais bonitas e agradáveis da cidade do Funchal, bem ao lado da marina.
Nós estávamos hospedados no centro histórico. Por isso, chegamos a pé com tranquilidade, em uma caminhada a beira mar.
Aliás, ele está inserido no mesmo prédio do Hotel Pestana CR7 Funchal – sim, Cristiano Ronaldo também é um empresário da rede hoteleira. Além desse na Madeira, há também um no centro histórico de Lisboa.
Um detalhe que você vai reparar ao chegar próximo a entrada do museu, é que há uma polêmica estátua em bronze gigante com “um atributo mais volumoso no calção” rs.
Prêmios de grande destaque
São mais de 200 os prêmios individuais e coletivos que estão expostos no museu.
Entretanto, a grande expectativa do visitante é poder ver de perto aqueles que não são para qualquer jogador: as Bolas de Ouro FIFA e as Chuteiras de Ouro UEFA.
São poucos os craques que podem se gabar por terem sido eleitos os melhores jogadores do mundo e maiores goleadores da Europa. Cristiano Ronaldo tem “só” nove desses títulos – cinco da FIFA e quatro da UEFA.
Como a FIFA mudou a forma do troféu de melhor do mundo ao longo dos anos, então você vai ver diferentes formatos dos prêmios de 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
Já as chuteiras – botas, como se fala em Portugal – foram conquistadas em 2008, 2011, 2014 e 2015.
Mas, pelo o que ele vem mostrando nas quatro linhas, é capaz de ter mais alguns nos próximos anos. :)
Já os prêmios coletivos, como não são de posse de Cristiano Ronaldo, ele manda fazer uma réplica para que possa marcar também essas importantes conquistas no museu.
Por lá, vemos a réplica das taças conquistadas pelos seus clubes e pela seleção portuguesa, como as da Champions League e, a mais importante de todas, a da Eurocopa 2016, quando Portugal venceu a França na decisão.
Compras: guia das lojas de esportes em Lisboa
Estátuas e hologramas em tamanhos reais
Interagir com as estátuas de cera e os hologramas do Cristiano Ronaldo foi uma das coisas que mais gostei no museu.
As duas estátuas de cera mostram momentos distintos do craque, uma como jogador do Real Madrid (ele ainda jogava no clube espanhol quando lá estive) e outra como camisa 7 da seleção de Portugal.
Ambas oferecem uma sensação ao visitante de estar mais próximo ao ídolo e de se sentir parte dessa exposição.
Já o holograma é diversão garantida, principalmente para as crianças. Olhando de frente para ela, uma câmera captura a imagem do visitante e Cristiano Ronaldo posa ao lado para a foto.
A trajetória vitoriosa de CR7 em vídeos
Percorri todos os cantos do museu, mas a parte que passei mais tempo foi no painel interativo com a linha do tempo do CR7.
Foi muito bom rever os lances e os gols ao longo de sua carreira, principalmente com a camiseta do Sporting – a equipe que eu torço aqui em Portugal, e da seleção nacional, claro.
Por falar em Sporting, foi nesse clube de Lisboa que Ronaldo despontou no mundo do futebol, em 2003.
Antes de se tornar profissional, ainda na ilha da Madeira, ele havia jogado no Andorinha (1993-1995) e no Nacional (1995-1997).
Somente a título de curiosidade, a sede do Nacional, no centro do Funchal, exibe uma foto do jogador nesta época.
O resto da história você já deve saber… Anos e anos ganhando títulos e batendo recordes pelo Manchester United (2003-2009 e 2021-2022), pelo Real Madrid (2009-2018) e Juventus (2018-2021) e Al-Nassr (atualmente).
Espaço dedicado aos fãs de Cristiano Ronaldo
É praticamente impossível contar o número de cartas e mensagens que Cristiano Ronaldo recebe.
Entretanto, os fãs não são esquecidos na exposição. O português tem uma equipe que responde por ele e, quando há pedidos especiais, o próprio faz questão de responder.
E por ele valorizar essas pessoas, o museu tem um espaço dedicado exclusivamente aos fãs, com cartas, desenhos, pinturas, fotos e todos tipos de lembranças dedicadas ao ídolo.
Para os mais fanáticos, sugiro ainda uma parada na lojinha que fica ao lado da bilheteria. Todos os produtos são oficiais e levam a marca CR7.
Enfim, esse é um passeio interessante não somente a aqueles que admiram Cristiano Ronaldo, mas para todos os fãs de um bom futebol.
Para quem tem o CR7 como ídolo, essa é também uma boa oportunidade para conhecer a terra do craque, que é muito bonita, claro. Tivemos excelentes dias por lá.
O arquipélago da Madeira é recheado de belezas naturais, cultura e uma gastronomia única! :)
Museu CR7
Endereço: Avenida Sá Carneiro, 27 – Praça CR7 – Funchal – Ilha da Madeira
Contato: (+351) 291 639 880
Horário: segunda a sábado, das 10h às 18h – fecha domingo
Ingresso: 5€
Site: www.museucr7.com
Viaje a Portugal com tudo organizado
4 Comentários
Adorei o cultuga,
Vocês são muito profissionais, sem perder o carisma. Parabens!
Eu e meu marido somos de São Paulo/Brasil e estaremos em Portugal em Julho de 2018 e ficaremos basicamente em Lisboa e Ilha da Madeira, pelas minhas raizes madeireinses.
As informações que passaram foram de grande ajuda.
Obrigada
Olá, Lívia
Tudo bem?
Agradecemos o carinho! :)
Muito legal saber que vocês vão aproveitar bastante Portugal e que a suas raízes são madeirenses, como a minha sogra. ;) Tenho certeza que será uma viagem inesquecível.
Já estamos nos organizando para publicar novos artigos sobre o Arquipélago da Madeira.
Um grande abraço e boa viagem!
Bom dia Rafael,
Obrigado por partilhar tanta informação sobre o Cristiano. Gostei muito. O site só precisa é de ser atualizado. Abraço.
Olá, Miguel
Tudo bem?
De nada! Fico feliz que tenha gostado.
Um grande abraço!