Certa vez ouvi de um músico que em Portugal não há preconceito entre estilos. Artistas dos mais variados gêneros se encontram para fazer simplesmente… Música. Então, para o post de hoje, selecionei cinco notícias direcionadas a aqueles que não se importam com o estilo. Para aqueles que gostam mesmo é de música portuguesa.
Deolinda
O novo videoclipe da banda Deolinda acabou de sair do forno. Com melodia envolvente e letra direta, a canção “Seja Agora” trabalha e explora os movimentos do corpo no vídeo. A faixa faz parte do novo disco do grupo intitulado Mundo Pequenino, o terceiro da carreira deles, já disponível nas lojas portuguesas. A composição é de Pedro da Silva Martins, a produção do vídeo é da Quioto, a bela coreografia é de Piny (acompanhada de bons bailarinos!) e o local de gravação é o Theatro Thalia, em Lisboa.
The Gift
Diariamente, recebo nas atualizações da página oficial do The Gift no Facebook a informação de que eles estão dentro do projeto brasileiro Queremos. Para quem não conhece, ele nasceu com o objetivo de promover shows a partir do interesse e da ajuda plena do público. Entre as atrações já realizadas pelo programa estão diversos nomes internacionais. Agora, o The Gift participa da disputa e pode voltar ao Brasil para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Quer ajudar e prestigiar a banda? Então acesse o site e vote no The Gift: www.queremos.com.br/thegift
Camané
Um dos fadistas mais conceituados e carismáticos do país anunciou hoje o lançamento de mais um disco. Trata-se de uma coletânea com grandes canções produzidas entre 1995 e 2013. O trabalho, intitulado O Melhor – 1995-2013, reúne clássicos de sua carreira desde seu primeiro disco, Uma Noite de Fados, e também temas inéditos. Nas lojas portuguesas, o disco deve chegar em 29 de abril. Para a estreia, o single escolhido foi “Ai Margarida”, composta pelo genial Mário Laginha e com poema de Álvaro de Campos. Quem estiver com viagem marcada a Portugal para os próximos meses, fique de olho na agenda de shows do fadista por meio de seu site oficial: www.camane.com.
Orlando Santos
Esse músico e compositor português vai lançar seu primeiro disco no próximo dia 25. Sob o título de My Soul, ele quer mostrar suas influências que transitam entre a cultura jamaicana, o rock e a soul music. Após um show em Lisboa, Orlando recebeu das mãos de Ben Harper uma “slide guitar”. Hoje, é um dos poucos músicos portugueses que tocam esse instrumento. Seu single de estreia já foi lançado digitalmente. Ele se chama “For Real (Electric Mood)” e conta com a participação de Kika Santos. O videoclipe foi dirigido por André Gaspar, produzido pela competente Diffuse Studios e mostra imagens bem interessantes de Lisboa.
Marco Rodrigues
Por último, mas não menos importante, um dos meus fadistas preferidos da atualidade: Marco Rodrigues. Quem acompanha o Facebook do Cultuga já deve estar por dentro desse lançamento. O novo disco desse jovem fadista, intitulado Entretanto, chegou às lojas portuguesas no início do mês. Desde então, também já é possível prestigiá-lo com sua primeira canção de trabalho, “Coração, olha o que queres”.
Dica do Cultuga: nenhum dos discos aqui apresentados tem lançamento previsto para o Brasil. Entretanto, é possível encomendá-los por meio do site da Fnac portuguesa. Apesar da demora, o pedido é entregue no Brasil e em condições perfeitas: www.fnac.pt.
Viaje a Portugal com tudo organizado