Nadar nas águas da Ilha da Madeira era algo que eu desejava há muito tempo e, no último mês de agosto, em pleno verão, consegui finalmente ter essa experiência. Há muitas piscinas naturais na Ilha da Madeira de água salgada nas regiões norte e sul. As piscinas de Porto Moniz, por exemplo, são as mais famosas. Entretanto, aquela que escolhi para o mergulho inaugural é menos popular, mas igualmente linda: a piscina da Doca do Cavacas (também chamada de “Poças do Gomes).
Doca do Cavacas: piscinas naturais incríveis na Ilha da Madeira
Como chegar a Doca do Cavacas
O ideal é ir de carro alugado mesmo (aliás, o meio de transporte mais flexível para se locomover na Ilha da Madeira).
Eu estava hospedada no Funchal (na Casa dos Avós Apartments – que recomendo vivamente), perto do Mercado dos Lavradores.
Veja o nosso guia completo para alugar um carro em Portugal
Foram somente 15-20 minutinhos de distância.
Entretanto, para estacionar é que tivemos alguns imprevistos.
Coloquei inicialmente o endereço da Doca do Cavacas no Google Maps. Porém, não conseguimos achar a entrada para descer de carro junto as piscinas. Assim, optamos por estacionar ao lado do Forum Madeira, que é um shopping que tem por ali, e fomos a pé por uns 10 minutos de caminhada em descida.
Para ficar mais fácil para você, deixo como recomendação que coloque no seu Google Maps ou no GPS o CentroMar Shopping, que fica em frente a escadaria das piscinas naturais da Doca do Cavacas. Há, inclusive, estacionamento no local.
Apesar dos acessos serem fáceis, ir as piscinas naturais da Ilha da Madeira (de um modo geral) não é um programa recomendado para quem tem alguma limitação de mobilidade.
No caso da Doca do Cavacas, por exemplo, a escadaria para a entrada é longa e o acesso as piscinas bastante “rústico” – por serem construções com as próprias rochas a beira do mar.
Como são as piscinas naturais da Doca do Cavacas
Essas piscinas naturais são de origem vulcânica e que, apesar de bastante simples, são apaixonantes por sua paisagem e área envolvente.
Separe, pelo menos, 2 horas para ficar por aqui – principalmente se você estiver acompanhado de crianças e adolescentes.
A água tem uma temperatura média entre os 20 e os 22ºC – portanto, bastante agradável para banhos em dias quentinhos.
O piso da piscina é bastante escorregadio, por serem as próprias rochas. Sendo assim, tenha especial atenção para entrar e sair da água.
Vale a pena levar óculos para ver sob a água, pois junto das piscinas há alguns peixinhos. ;)
Estrutura e serviços das piscinas
Para entrar nessas piscinas naturais da Ilha da Madeira, a Doca do Cavacas, o custo é de 5,50€ por pessoa.
Estive por lá no finalzinho do mês de agosto (época das férias de verão dos portugueses – e dos europeus, de um modo geral) e, mesmo sendo um sábado e em um dia de calor, não estava lotado. Chegamos por volta das 16h30.
Não há armários na Doca do Cavacas. Porém, é um lugar bastante sossegado e dificilmente vão mexer nas suas coisas.
Eu estava acompanhada da minha irmã e deixamos as nossas coisas em umas pedras, perto de onde iríamos nadar. Foi bem tranquilo.
Ao final da tarde, ainda conseguimos uma cadeira livre para descansar e tomar sol antes de ir embora. Entretanto, há estruturas construídas perto das piscinas para que você possa estender a sua toalha e deitar um pouco.
Há banheiro, vestiário e ducha para tirar o sal do corpo. É proibido o uso de shampoos e sabonetes na ducha. No site Frente MarFunchal tem mais informações.
Junto a Doca do Cavacas há um ótimo restaurante para comer bodião – um famoso peixe servido na Ilha da Madeira.
Ainda há mais alguns restaurantes fora do complexo com acesso a pé e o shopping Forum Madeira com praça de alimentação e supermercado.
Túnel de acesso a Praia Formosa
Com aquele pôr-do-sol incrível, ao final do nosso passeio, notamos um túnel do lado esquerdo de quem sai das piscinas naturais e decidimos seguir.
Qual foi a nossa surpresa que, do outro lado, encontramos a Praia Formosa.
Se você optar por esse percurso, lembre-se de levar calçados com sola de borracha.
As praias da Ilha da Madeira são de pedra. Para desfrutar delas e caminhar por ali, é importante ter o calçado correto. ;)
Viaje a Portugal com tudo organizado
2 Comentários
Priscilla! Boa Noite
Parabéns pelo site
Estarei na Madeira daqui dois dias, ficaremos 4 dias, e pretendo inicialmente não alugar carro.
Quais passeios vocês diria que são imperdíveis, tendo em vista que lá tem muitas atrações ?
Olá, Gleidson
Tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! :)
Na primeira vez que estivemos na ilha, fizemos um tour com bom preço e que valeu muito a pena. Contamos em detalhes aqui nesse post: https://www.cultuga.com.br/2018/02/ilha-da-madeira-city-tour-excursao/ Essa é uma ótima alternativa para viajantes que não alugam carro na Madeira.
O centro histórico do Funchal é muito fácil de caminhar e aproveitar a capital da ilha. Destaco as belas ruas de Santa Maria e Fernão de Ornelas, o Mercado dos Lavradores, a Sé, a Blandy’s Wine Lodge, o Jardim Municipal, o Parque de Santa Catarina, a Marina, o Teleférico do Monte e o Museu CR7: https://www.cultuga.com.br/2017/06/museu-cr7-cristiano-ronaldo-ilha-da-madeira/
Um grande abraço e boa viagem!