Comprar uma passagem para Portugal a partir do Brasil não é uma tarefa difícil. Sim, há diversas companhias que fazem esse serviço, mas neste artigo, vou te contar quais são aquelas que operam em voos diretos entre o Brasil e Portugal e também quais pontos você deve ter atenção ao fazer sua compra pela Internet.

Como comprar uma passagem aérea para Portugal?

As companhias aéreas dispõem de bons buscadores em seus sites e algumas até disponibilizam os valores para as datas aproximadas.

Assim, quem tem flexibilidade nas datas de embarque e retorno, pode encontrar aquela combinação com melhor custo benefício.

Já foi a época que comprar passagem para Portugal com muita antecedência rendia um bom desconto.

Hoje em dia já não é mais assim. Com 3 ou 4 meses antes também é possível encontrar boas oportunidades.

Está com dúvidas sobre como montar o seu roteiro de viagem para Portugal? Veja aqui as dicas que nós preparamos para te ajudar!

Voos diretos entre Brasil e Portugal

Atualmente, as empresas que oferecem voos diretos para Portugal a partir do Brasil são:

  • TAP
  • Azul
  • Latam

Dessa forma, o seu voo será mais curto, mesmo que tenha que fazer uma pequena parada no Brasil ou em Portugal (de acordo com a combinação de cidades que você escolher).

As passagens incluindo ida e volta por essas empresas costumam rondar dos R$ 4 mil aos R$ 8 mil na classe econômica, dependendo da época do ano e da antecedência da compra.

Algo importante que mudou nos últimos anos foi a política de bagagem. Verifique sempre se a bagagem está incluída no preço da passagem e quais são as dimensões e pesos permitidos.

Por exemplo, a TAP criou seis tipos de tarifas para os voos intercontinentais, que tem essas características:

  • Discount (sem bagagem de porão)
  • Basic (1 peça até 23kg)
  • Classic (1 peça até 23kg)
  • Plus (2 peças até 23kg)
  • Executive (2 peças até 32kg)
  • Top executive (2 peças até 32kg)

Como comprar uma passagem aérea pela Internet?

Acesse o site da companhia aérea de sua preferência e use a caixa de buscas para encontrar a sua origem e destino.

Se houver a possibilidade no site, marque a caixa que indica flexibilidade nas datas de viagem – assim, você poderá verificar se, viajando em um outro dia da semana, poderá ter um preço mais em conta.

Se você deseja voar para diversos destinos, use a opção de múltiplas cidades –  vale realmente a pena cotar, pois você ainda pode conseguir voar para outros destinos com o mesmo preço de uma única passagem.

Outra dica é se inscrever no programa de fidelidade das companhias aéreas, que sempre oferecem algum benefício aos clientes.

Assim, se você pretende voar outras vezes, poderá acumular milhas a cada viagem e trocar por passagens aéreas, de acordo com as milhas que acumular, pagando somente as taxas.

Para preços mais competitivos com saída de São Paulo, não deixe de verificar os voos com partidas do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Eles costumam ter algum desconto e você poderá pegar um ônibus gratuito, no caso de voos operados pela TAP ou pela Azul, a partir dos aeroportos de Guarulhos ou Congonhas.

Mas se você tiver dificuldade em encontrar o voo ideal para Portugal, com os nossos parceiros do Vai de Promo, você conta com especialistas que te auxiliarão na escolha da melhor opção para sua viagem:

A minha experiência com a TAP

Em 2007, fiz a minha primeira viagem a Portugal. Sai de São Paulo em um voo para o Porto com a TAP.

Na época, viajei com a minha avó – que é portuguesa. Ela queria me apresentar todos os seus irmãos que vivem nos arredores da cidade de Aveiro, centro norte do país. Portanto, essa foi a nossa primeira parada.

Depois de conhecer a todos, segui em viagem sozinha pelo país durante 1 mês. No retorno, fui ao norte para rever a minha avó e então seguimos ao Aeroporto do Porto para embarcar rumo ao Brasil.

O que não esperávamos é que a minha avó teria uma crise de pressão alta exatamente na porta do avião.

E, ao chamarmos os bombeiros, eles decidiram levá-la ao hospital de Matosinhos para controlar a pressão, adiando assim o nosso voo de retorno a São Paulo.

Só lembro de ver a minha avó sumir com uma enorme equipe por aquele pátio e estar ali, sozinha, para resolver a questão da retirada das malas da aeronave, encontrar um local para guardá-las e trocar a passagem para um outro dia (com o coração a milhão e lágrimas nos olhos).

Naquele momento tive total suporte dos funcionários da TAP. Rapidamente encontraram e retiraram todas as nossas malas da aeronave, pediram autorização junto ao Aeroporto do Porto para que toda a bagagem ficasse na sala de “Perdidos e Achados” (em Portugal é assim, ao contrário. Afinal, perde-se primeiro para depois achar, não é?) e, por gentileza e compaixão ao meu estado físico e mental, não nos cobraram taxas para trocar o voo de retorno.

Fui ao hospital ver a minha avó, que já tinha sido medicada e estava bem. Retornamos ao Brasil três dias depois do ocorrido.

Por tamanho carinho que tiveram conosco e com a nossa história, optei por usar os serviços da TAP em todas as minhas viagens seguintes a Portugal. Retornei em 2009, 2011, 2013 (neste último, quando viemos morar em Lisboa) e, recentemente, em 2014, 2015, 2016, 2019, 2020 e 2023 (quando fomos visitar a nossa família no Brasil).

Mesmo não sendo uma empresa perfeita (qual delas é, né?), a TAP pode ter preços competitivos em algumas épocas do ano e oferece conforto em voos diretos que ligam o Brasil a Portugal. Esses fatores nos dão mais segurança e tranquilidade para viajar.

Fica a minha recomendação, de coração mesmo.

Viaje a Portugal com tudo organizado

18 Comentários

  1. Rogério Aquino em

    Este artigo, também gostei.
    Apenas uma observação quanto aos destinos de saída do Brasil: São Luíz/MA geográficamente mais próximo da Europa, não seria a melhor opção econômica? Ou Natal/RN?

    Atenciosamente,

    • Priscila Roque em

      Olá, Rogério!
      No apontamento da economia, seria mesmo relacionado a São Paulo – sobretudo para aqueles viajantes que sairão propriamente de lá. Como há duas opções (Guarulhos e Campinas), a escolha por Campinas costuma ser mais econômica. Para o restante do Brasil, há diversas opções de saídas (como listamos por aqui) e penso que não valha a pena se deslocar a outro estado para pegar um voo internacional, a não ser que seja realmente necessário.
      Obrigada pelo comentário :)

  2. Olá Priscila, tudo bem.
    Adorei ler essas matérias. Informações de muita ajuda.
    Estamos intencionado de viver em Portugal em 2016/2017.
    Podemos contar com suas dicas…
    Grande abraço e paz.
    Edson

  3. Olá Priscila, pretendo viajar com minha filha
    Ela tem 13 anos é portadora de nescessidades especiais, não fala mas se manifesta com barulho parece que esta gritando, como é a relaçao da Tap com passageiros especiais, eles dão apoio tengo medo do preconceito atrapalhar nossa viagem. Abraços.

  4. Boa noite!
    Adorei o site e as dicas.
    Estou querendo fazer minha primeira viagem a Portugal em Abril, e também é a primeira viagem internacional e gostaria de mais dicas.
    Vou ficar na casa de uma amiga em Almada.

  5. Olá,Priscila.Gostei muito de ler o seu site.Tem boas dicas,e é muito esclarecedor.Pretendo ir a Portugal no mês de Agosto, e me aconselharam comprar a passagem só de ida,e deixar para comprar o retorno para Brasil, em Portugal.Me disseram que sai mais em conta comprar na moeda de lá.Eu sou brasileira,mas tenho também a Cidadania portuguesa,é pretendo ficar por lá uns quatro meses.Por favor,você acha que seria uma boa opção? .Desde já agradeço .Um grande abraço.

    • Priscila Roque em

      Olá, Maria Emilia
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho :)
      A passagem somente de ida é mais cara do que a de ida + volta. Veja essa questão, pois, por vezes, vale mais a pena comprá-la para uma data e prolongar o retorno contactando a própria companhia aérea (ainda que tenha que pagar uma taxa). Lembre-se que, ao comprar a passagem em Portugal, você vai pagar em euros – algo que pode não ser uma vantagem pela diferença alta que está do real.
      Um forte abraço

  6. Olá Priscila, tudo bem? Quero ir e levar meu cachorro, como devo proceder? Olhei em uma agência de viagens e me falaram que custa o mesmo preço de uma passagem para uma pessoa. Achei um absurdo porque o cachorrinho vai ma parte debaixo do avião. Vc entende algo sobre isso? E ele é de pequeno porte.

  7. olá, estou buscando passagens para Porto e no site Gotogate encontrei, mas os valores estão em euros. Fazendo a conversão saem até mais baratas. Posso comprar mesmo morando no Brasil?

    • Olá, Beatriz
      Tudo bom?
      Eu não conheço esse site de pesquisas e compras de passagens. Aconselho que você faça as buscas nele ou em outros do gênero, e compre diretamente nos sites das empresas ou com agências de viagem. Você pode comprar mesmo morando no Brasil. A compra é feita por cartão de crédito e todas informações chegam pelo seu e-mail.
      Um abraço e boa viagem!

  8. Boa Tarde Priscila.
    Gostei muito do seu site e das suas dicas.
    Minha viagem a Portugal terá 15 dias em junho e passarei por várias cidades. Nos meus cálculos, para 2 casais, encontrei uma diferença de ~ 50% (pra menos) na hospedagem em aptos cadastrados no Airbnb, em relação a hotéis econômicos. Interessante, não?
    Abraço.

    • Olá, Hélio
      Tudo bom?
      Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga!
      Que bom que conseguiu bons preços dentro daquilo que você procura.
      Um abraço e boa viagem

  9. ANTONIO CORREA DA SILVA JUNIOR em

    Sempre ótimas observações e dicas. Na TAP a tarifa Classic permite apenas uma peça de 23 kilos, a mudança ocorreu no ano passado. Outra informação que aprendi da pior maneira: “FILHO”; “NETO”; “JUNIOR” não são sobrenomes aceitos no voo de retorno (Lisboa para o Brasil). É possível embarcar do Brasil para Lisboa, mas no voo de retorno serão horas no telefone com a central da TAP em Lisboa para refazer a reserva.

    • Olá, Antonio
      Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado das dicas! Agradecemos também pelas informações das novas tarifas e dos sobrenomes na reserva do voo de retorno. Nossa… Não imaginava que poderia dar tanto trabalho.

      Um grande abraço!

Deixe um comentário