“Portugal é a Europa dublada”, disse Fernando Caruso no primeiro episódio do programa Muito Giro, que foi ao ar nesta terça-feira, no Multishow.

O humorista viajou para a terrinha com o objetivo mostrar quais são as diferenças entre os humores feitos no Brasil e em Portugal, além de descobrir de onde surgiu tanta inspiração brasileira para fazer piadas de português. Para isso, ele deu um verdadeiro “giro” pelo país e conheceu muita gente bacana em 13 episódios.

Mas como será que foi essa experiência? Convidei o Fernando Caruso para um bate-papo aqui no Cultuga. Veja como foi!

Entrevista com Fernando Caruso sobre Portugal

Você já esteve em Portugal outras vezes ou essa foi a primeira vez?

Fernando – Essa foi a quarta vez que estive no país. Em outras oportunidades fui passear… Mas também já havia me apresentado por lá.

O que você conhecia da terrinha antes de embarcar para as gravações?

Fernando – Só conhecia Lisboa e um pouquinho do Portimão – dessa única vez que me apresentei lá com o Nilton.

Qual foi a surpresa mais bacana que você teve nessa experiência do Muito Giro?

Fernando – A principal surpresa é que eles são muito mais receptivos para os brasileiros. Eu gastei muito tempo preocupado em adaptar meu vocabulário para lá, mas eles estão acostumados com a cultura brasileira há mais de 30 anos.

Quanto tempo durou as gravações?

Fernando – Foram 20 dias. Nesse período, conheci uma média de 15 cidades e, pelo menos, uns 20 comediantes. Só sobrava tempo pra dormir.

Além de “giro”, quais outras palavras – diferentes das que usamos do Brasil – você aprendeu com os tugas?

Fernando – “Fixe” é uma das minhas preferidas. “Arder” no sentido de “pegar fogo”, demorei um tempinho pra entender. Mas algumas palavras eu adoraria acrescentar ao meu vocabulário. “Malta”, por exemplo, seria excelente para descrever um jogo de futebol: “E a malta vai à loucura!”

Por fim, a pergunta mais clichê de todas: qual é a melhor piada de português que você conhece?

Fernando – A melhor piada é sempre a última que você aprendeu. A minha preferida, no momento, é: “Por que o alentejano, antes de dormir, deixa um copo com água e um copo sem água ao lado da cama? Porque ele pode ter sede ou não.”

Muito Giro vai ao ar todas as terças, às 21h30, no Multishow (horários alternativos: quarta-feira, às 14h30; domingo, às 12h30; segunda-feira, às 8h30 e terça-feira, às 15h30).

Viaje a Portugal com tudo organizado

Deixe um comentário