Vamos passear pela Avenida Arriaga, no Funchal, Ilha da Madeira? Neste roteiro, vou sugerir lugares e características interessantes para você aproveitar durante uma caminhada por essa deliciosa via central da capital madeirense.
A Arriaga também é uma das avenidas mais bonitas da Ilha da Madeira. Assista ao vídeo que gravamos por lá.
Andando a pé na deliciosa Avenida Arriaga – Funchal
O nosso percurso começa no Largo Dom Manuel I e termina na Rotunda do Infante. Essa é uma área totalmente plana e com calçadas portuguesas largas e muito bem feitas. Você vai perceber a beleza dessa calçada ao longo de todo o roteiro.
A Avenida Arriaga começou a ser construída em 1914 (o nome faz referência ao primeiro presidente da república portuguesa, Manuel de Arriaga, que também foi deputado na Madeira). Então já são mais de 100 anos de história que mudou a rotina das pessoas da Ilha da Madeira. Ela trouxe ainda mais vida, mais comércio para cá.
O nosso passeio foi feito em uma manhã muito agradável de outono, durante a semana, com aquele movimento típico do dia a dia madeirense.
Sé Catedral do Funchal no Largo D. Manuel I
Começamos a nossa volta na Avenida Arriaga, aqui no Funchal, na Ilha da Madeira, em frente a Sé Catedral do Funchal, no Largo Dom Manuel I (popularmente conhecido como Largo da Sé).
Essa é uma das relíquias do Funchal e de Portugal. A Sé é o templo religioso principal do Arquipélago da Madeira e foi construído a pedido do rei D. Manuel I no comecinho do século 16.
É bem possível que, durante a sua viagem a Ilha da Madeira, você encontre as portas dessa igreja abertas. Não deixe de fazer uma visita.
Na parte de dentro ainda há áreas resistentes de sua construção, como o retábulo valiosíssimo que é o único desse período da história de Portugal que permanece completo e em seu local de origem.
Durante a nossa visita, o teto e o retábulo estavam em obras de restauração, mas ainda assim conseguimos ver um pouco dessa preciosidade.
Edifício do Banco de Portugal
Mais a frente, encontramos o imponente edifício do Banco de Portugal de esquina.
Ele logo nos salta aos olhos, principalmente pelo contraste do branco com o cinza escuro. Esses “acabamentos” foram feitos em basalto, que é um material de origem vulcânica, por isso em abundância na Madeira (veja onde conhecer mais sobre a origem da Madeira e sua história).
Golden Gate Grand Cafe
Do outro lado da rua, quando olhamos para o lado esquerdo, vemos um dos vários cafés históricos do Funchal: o Golden Gate Grand Cafe. Ele é de 1841 e foi apelidado de “A Esquina do Mundo” por também estar bem perto do porto de desembarque dos muitos cruzeiros que sempre trouxeram turistas de todo o mundo.
Portanto, ele já estava aqui antes mesmo da Avenida Arriaga ser construída nos moldes que conhecemos hoje.
Nós aproveitamos o passeio para entrar, tomar um café e saborear um brownie. Foi uma boa pausa para admirar também sua área interior. Recomendo. :)
Estátua de João Gonçalves Zarco
E por falar em passado e história, vemos bem no centro a estátua de um dos “descobridores” da Ilha da
Madeira, que foi João Gonçalves Zarco (coloquei a palavra descobridores entre aspas, pois o arquipélago da Madeira já estava mapeado antes da exploração por esses navegadores. Entretanto, foi a chegada deles que mudou essa área, originalmente não habitada).
Há muitas referências a ele e aos outros navegadores que foram responsáveis pelo povoamento da Pérola do Atlântico, a Ilha da Madeira. Quer saber mais sobre esse assunto? Veja mais passeios para conhecer a história da Ilha da Madeira.
Continuando o nosso passeio pela Av. Arriaga, seguimos em frente. Do nosso lado esquerdo, somente para que tenha como referência, está a também famosa Avenida do Mar e, claro, o belíssimo Oceano Atlântico.
Festa da Flor (geralmente na primavera)
Na Ilha da Madeira, há importantes festas o ano todo – e uma das mais famosas é a chamada Festa da Flor, que acontece na primavera e celebra a flora nativa. Entretanto, em função da pandemia de Covid-19, em 2021 a Festa da Flor acabou por acontecer no outono – período em que estivemos por aqui.
Uma parte das celebrações acontecem aqui na Av. Arriaga. Portanto, tivemos a chance de ver um pouquinho, com o Pavilhão da Flor, a atuação de grupos folclóricos na avenida, um bonito tapete floral que permaneceu durante toda a semana da nossa estadia e também barraquinhas com produtos típicos – tanto de sabores, como também de plantas e flores.
Blandy’s Wine Lodge – Vinho Madeira
Agora olhando para o lado direito da Av. Arriaga encontramos a entrada do Blandy’s Wine Lodge – o espaço de visitas e experiências de uma das marcas mais importantes e antigas do Vinho Madeira.
O Vinho Madeira é uma das jóias da Ilha. Vale realmente a pena visitar um espaço assim – tendo você afinidade ou não com os vinhos. É uma forma bem interessante de se aproximar a cultura da Ilha da Madeira.
Nós tivemos a oportunidade de passar um tempo lá dentro e conversamos com um dos funcionários que estava no balcão das provas de vinho. Ele nos apresentou algumas características e também sugestões desse vinho licoroso. Foi uma agradável surpresa.
Jardim Municipal do Funchal
Agora chegamos a uma das partes mais bonitas da avenida Arriaga. Do mesmo lado da calçada em que está o Blandy’s também está o histórico Jardim Municipal do Funchal (também chamado de Jardim Dona Amélia), de 1880.
Esta área verde bem cuidada também é utilizada para pequenos eventos especiais. Em outra viagem que fizemos para a Ilha da Madeira, vimos aqui no pequeno palco deste jardim uma apresentação de dança e música folclórica.
Ele é pequeno, mas muito envolvente. Um lugar delicioso para fazer uma pausa. Há bancos por entre uma grande variedade de árvores e flores que até nos faz esquecer que estamos ao lado de uma grande avenida.
A coleção de plantas que vemos aqui são em parte nativas da Madeira, mas também há espécies de outras partes do mundo, que foram trazidas para cá e se adaptaram bem ao clima madeirense.
Café histórico: The Ritz
É, sim, tudo histórico por aqui rs. Do outro lado da rua está o The Ritz, mais um café histórico do Funchal.
Ele é bastante movimentado e tem uma grande área com mesas no exterior. As pessoas aproveitam para tomar um café ou um drink por aqui.
Do lado de fora vemos bonitos painéis de azulejo que representam a rotina e as tradições da Ilha da Madeira: como a vida ligada a agricultura, ao bordado e ao mar.
O The Ritz também tem mais de 100 anos. Ele foi inaugurado em 1905.
Teatro Municipal Baltazar Dias
Vizinho a este antigo café está o Teatro Municipal Baltazar Dias, fundado no final do século 19. Esse é mais um dos importantes edifícios aqui da avenida.
Além dele ter uma enorme beleza arquitetônica em seu interior – e só por isso já vale a experiência – não deixe de verificar a agenda dele na época da sua viagem. Uma peça ou um show, certamente será delicioso.
Uma outra sugestão é fazer a visita guiada para conhecer a história e a arquitetura do teatro. Ela acontece sempre às segundas-feiras no período da manhã.
Note também na fachada do teatro três bandeiras interessantes hasteadas: a da Madeira, a de Portugal e a do Funchal.
Referências importantes para quem gosta de passear a pé
Aproveito para destacar algo que também vemos aqui na Avenida Arriaga e em outras áreas do centro histórico do Funchal, que são as placas de referência para quem visita a cidade a pé.
Nelas, você encontra os principais pontos de interesse e a distância marcada em minutos.
Mercado Biológico da Av. Arriaga – Funchal
Já no finalzinho da Av. Arriaga, chegando na Rotunda do Infante (a enorme rotatória que vem a seguir), encontramos uma área no centro que às quartas-feiras é tomada por um pequeno mercado orgânico de produtores locais.
Quem não gosta de se aproximar do dia a dia das pessoas locais quando visita uma nova cidade?
Passar pelo meio dessa feirinha também é poder ter contato com os agricultores e vendedores aqui da Ilha da Madeira, além de poder provar produtos típicos – como a famosa banana da Madeira.
Somente a título de curiosidade: em Portugal, a agricultura orgânica é chamada de agricultura “biológica”. Por isso, este é o Mercado Biológico da Av. Arriaga. ;)
E aqui finalizamos a nossa sugestão de roteiro pela Avenida Arriaga, no Funchal. Essa área tão charmosa da cidade. Espero que tenha gostado do nosso passeio agradável e que esse artigo possa inspirar a sua caminhada!
Vídeo: passeando na Av. Arriaga – Funchal
Sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também deixamos Portugal mais perto de você!
Assista ao vídeo que fizemos caminhando pela charmosa Avenida Arriaga, no Funchal, Ilha da Madeira, com muito do que contamos neste artigo:
Viaje a Portugal com tudo organizado