Visitar as aldeias de Portugal é uma das experiências mais genuínas para se fazer no país. Reuni neste post 12 aldeias portuguesas para você conhecer, que também são algumas da minhas favoritas em Portugal.
Aqui no Cultuga, eu e a Pri já escrevemos diversos posts fazendo referência a essas pequenas localidades, várias delas no interior de Portugal. Agora, com este artigo, o objetivo é destacar algumas das muitas aldeias de Portugal que valem a pena você visitar.
Cidade, vila ou aldeia em Portugal?
Em Portugal, a divisão administrativa tem grande importância para se referir a um local. Por isso, constantemente vemos as denominações de aldeia, vila e cidade.
Quer saber mais sobre isso? Temos um artigo completo aqui no Cultuga explicando com detalhes essas divisões do mapa de Portugal.
No Brasil, é comum utilizar as palavras “cidade” ou “cidadezinha” para designar algum lugar, independente do tamanho ou da divisão administrativa. Quando é muito pequeno, também é habitual usar “vilarejo”. Entretanto, neste artigo vou usar sempre aldeia.
E qual é o melhor meio de transporte para conhecer as aldeias portuguesas?
Por serem localidades bem pequenas, com pouca população fixa e mais afastadas das grandes cidades, a melhor forma de chegar até as aldeias é de carro. Você pode alugar um carro em Portugal ou reservar um tour privado de carro com o nosso parceiro.
Aldeias de Portugal
para conhecer e se encantar
Contemplei 12 aldeias portuguesas neste post. Todas elas divididas por regiões.
Vamos lá saber mais sobre esses vilarejos de Portugal!?
Ah… Também vou deixar sugestões de hospedagem em algumas aldeias.
Aldeia do Piódão
Centro de Portugal
Há muitas aldeias na região centro de Portugal. Vale muito a pena explorar a beleza e a tranquilidade do interior de Portugal.
A aldeia do Piódao é um verdadeiro cartão postal de Portugal! Parece um presépio. Uma pintura.
Ela fica na Serra do Açor, na região centro, bem perto da Serra da Estrela, e faz parte da Rede Aldeias Históricas de Portugal.
Você poderá caminhar pelas ruas estreitas cercadas de casa de pedra escura, o xisto, com calma apreciando toda beleza e envolvência arquitetônica.
Para sua experiência ser ainda mais rica, recomendo a estadia na Casa da Padaria, uma hospedagem fantástica que eu e a Pri já ficamos duas vezes.
Aldeia de Monsanto
Centro de Portugal
Bem perto da fronteira com a Espanha está a mágica aldeia de Monsanto. Ela chama muito a atenção porque suas casas parecem sair do meio das rochas da montanha. Destaco também a muralha e o castelo que fica no ponto mais alto da aldeia.
No início de 2022, Monsanto serviu de cenário da série “House of Dragon”, da HBO, que foi baseada no livro “Fogo & Sangue”, de George R.R. Martin, e a história se passa 200 anos antes dos acontecimentos de “Game of Thrones”.
Então, pode ser que dê para você reconhecer alguns locais da aldeia que aparecem na série.
Aldeia de Medelim
Centro de Portugal
Pertinho de Monsanto, por volta de 20 minutos, fica a aldeia de Medelim. Essa é mais uma das maravilhas que o interior de Portugal pode oferecer.
Além de bonita e bem conservada, Medelim é conhecida como a “aldeia dos balcões”. Os balcões são essas escadas feitas de granito que dão acesso à parte de cima da casa. Antigamente, os moradores guardavam os animais na parte de baixo.
Deixo aqui um vídeo do canal do Cultuga no YouTube que fizemos de Medelim e da Bemposta, outra aldeia vizinha.
Aldeia do Talasnal
Centro de Portugal
Talasnal é uma das maiores e mais famosas da rede de Aldeias do Xisto, na Serra da Lousã. Apesar de não ter habitantes permanentes, há muitas casas alugadas para turismo e outras de comércio.
No passado, a região foi produtora de azeite, testemunhado pelos lagares que ainda estão em suas terras – um em ruínas e o outro recentemente recuperado. Em 1911, a aldeia chegou a ter 129 habitantes.
Aconselho que você também visite as outras aldeias de xisto da Lousã. Aqui tem um post contando mais sobre as Aldeias da Serra da Lousã e como incluir esse passeio no seu roteiro de viagem.
Aldeia Pia do Urso
Centro de Portugal
A Pia do Urso é uma aldeia de Portugal recuperada que fica pertinho de Fátima – são 15 minutos de carro. A partir de Lisboa são cerca de 130km.
A aldeia tem também bonitas casas de pedra típicas, com aquele clima do interior de Portugal, em que você poderá, inclusive, dormir uma ou mais noites por aqui – se desejar, pois há bons alojamentos.
Uma das opções disponíveis que vimos para se hospedar nessa aldeia foi a Casa da Pia, que tem capacidade para famílias com até 6 pessoas.
A Pia do Urso possui uma rota sensorial bem fácil para se fazer a pé dentro do chamado Ecoparque Sensorial da Pia do Urso. O caminho é lindo e perfeito para você sentir a natureza mais perto!
Aldeia de Montesinho
Norte de Portugal
O brilho da região norte de Portugal também está nas suas genuínas aldeias. Além da beleza, você também pode saborear o melhor da gastronomia local.
A região de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, é repleta de aldeias. Uma viagem pela bonita Serra de Montesinho é a oportunidade de conhecer algumas delas.
Com o mesmo nome da serra, já bem perto da Espanha, fica a aldeia de Montesinho.
Caminhar por entre as pequenas casas de pedra é como voltar no tempo e também levar mais vida a essa e outras localidades que, infelizmente, ficam muito longe das cidades grandes e se tornam muitas vezes esquecidas.
O turismo é uma forma atual para ajudar a dinamizar a economia desses lugares.
Aldeia de Rio de Onor
Norte de Portugal
Outra aldeia portuguesa que você terá uma ótima experiência em Trás-os-Montes é a de Rio de Onor.
Pacata, mas cheia de beleza, com o rio sempre em destaque, esta aldeia transmontana tem um plus para quem a visita: atravessar a pé a fronteira com a Espanha rumo a Rihonor de Castilla.
Quando você passar pela fronteira entre Portugal e Espanha a pé, repare como a arquitetura das casas são diferentes entre as aldeias.
Ah… E lógico, não deixe de tirar uma foto na fronteira com as placas de Portugal e da Espanha!
Se você desejar se hospedar na aldeia de Rio de Onor, há um pequeno espaço rústico com três quartos privativos muito interessante, a Casa do Rio.
Aldeia Porto Covo
Região do Alentejo
O Alentejo é a maior região de Portugal. Neste post destaco um lugar que eu gosto bastante e que fica junto ao oceano.
Porto Covo é uma aldeia localizada na costa alentejana, perto da cidade de Sines.
Suas casas brancas com detalhes em azul dão ainda mais charme ao caminhar pelas ruas até chegar às praias. Ah… Não deixe de ver o pôr do sol em Porto Covo que é maravilhoso!
Pela proximidade com o mar, a época mais procurada pelos turistas estrangeiros e portugueses é o verão (junho a setembro). Veja aqui boas opções de hospedagem em Porto Covo.
Aldeia de Alte
Região do Algarve
O sul de Portugal é sempre lembrado pelas suas paradisíacas praias, mas há mais beleza no interior.
O Algarve, no sul de Portugal, também tem pequenos vilarejos encantadores para conhecer, como a aldeia de Alte.
Gosto da tranquilidade e da beleza do interior do Algarve.
Você vai ver que a calma de uma viagem que passa por Alte será bem diferente das movimentadas praias algarvias.
Curral das Freiras
Aldeia na Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira não poderia ficar de fora deste post especial sobre as aldeias portuguesas.
A minha escolha na Madeira foi a aldeia do Curral das Freiras. Ela fica no coração da ilha.
Para chegar até essa aldeia, você terá que percorrer estradas sinuosas e estreitas. Mas garanto que vale a pena!
Não deixe de provar os produtos feitos com castanha, como o pastel (doce), e beber a famosa ginjinha do Curral.
Fajã dos Cubres
Aldeia nos Açores
Outro arquipélago português com paradisíacas aldeias é o dos Açores. Destaco a Fajã dos Cubres e a Caldeira de Santo Cristo, na Ilha de São Jorge.
O mais impressionante na Fajã dos Cubres é avistá-la do alto – há um miradouro na estrada que dá acesso à aldeia. Desta forma, você conseguirá entender melhor as características das fajãs, uma planície com origem em desabamentos de terra e lava.
O caminho de carro até a aldeia é bom. Mas nem sempre foi assim. Digo isso porque a estrada nesta fajã só chegou nos anos de 1990. Dá para imaginar?
Fajã da Caldeira de Santo Cristo
Aldeia nos Açores
Pertinho da Fajã dos Cubres está a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, uma aldeia que só tem acesso a pé ou pelo mar. Eu e a Pri já fomos até lá a partir de uma trilha de 5 km que começa na Fajã dos Cubres.
A formação de lagoas deixa qualquer um de boca aberta e brilho nos olhos.
Mas não é só esse lado da natureza que chama a atenção de quem lá passa. Também gostei da simplicidade e da beleza rústica das casas típicas.
Saiba como viajar de Portugal continental até as ilhas dos Açores
Essas foram apenas algumas das muitas aldeias que sugiro para você conhecer durante uma viagem a Portugal.
E você, já conheceu alguma aldeia em Portugal? Me conta aqui nos comentários!
Viaje a Portugal com tudo organizado