Geralmente abertas ao público entre os meses de julho e setembro, as Piscinas das Marés estão entre as mais queridas do país. Geridas pela Matosinhos Sports, elas estão localizadas junto a Praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos, no norte de Portugal.

Foto: Ana Guzzo/ Flickr/ alémdoquesevê_
Foto: Ana Guzzo/ Flickr/ alémdoquesevê_

Essas piscinas municipais foram projetadas por um dos mais conceituados e premiados arquitetos portugueses, Álvaro Siza Vieira, na década de 1960. Desde 2006, estão classificadas como Monumento Nacional. Duas piscinas de água salgada servem o local, uma delas exclusiva para crianças, além de vestiários e um bar.

Foto: El Pais
Foto: El Pais
Foto: Google Earth
Foto: Google Earth

Siza Vieira é natural de Matosinhos e projetou esse espaço quando tinha 26 anos. Hoje, com 81, guarda em seu currículo importantes obras como a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, e a reconstrução do bairro do Chiado, em Lisboa, após o forte incêndio que sofreu em 1988.

Quer ter fotos lindas e profissionais do seu passeio pelo Porto?

 “Todos os anos, nas marés vivas, o mar leva o que não é essencial. Naquele sítio, um maciço rochoso interrompe as três linhas paralelas: encontro do mar e do céu, da praia e do mar, longo muro de suporte da via marginal. Alguém pensou em proteger uma depressão desse maciço, utilizando-a como piscina de marés. Mas o Atlântico não é o Mediterrâneo, nem é simples construir uma piscina onde poucas se fazem…” – Álvaro Siza, 1980

Foto: Matosinhos Sport
Foto: Matosinhos Sport

Como chegar

Dá para chegar de metrô + 20 minutos de caminhada (ou com um ônibus que serve a região). A partir da estação Trindade, no Porto, pegue a linha A – azul, que vai do Estádio do Dragão sentido Senhor de Matosinhos, e desça na estação Mercado (veja o mapa da rede).

Piscinas das Marés
Avenida da Liberdade – Leça da Palmeira
Funciona somente durante a alta temporada (geralmente de julho a setembro)
Horário: 9h às 19h
Informações: (+351) 229952610
Contato: geral@matosinhosport.com
Veja os preços para a utilização e o regulamento

Viaje a Portugal com tudo organizado

Deixe um comentário