Andar de metro de Lisboa é seguro, sim, e um excelente transporte para quem deseja conhecer bem a cidade. Ele chega a maior parte dos monumentos e atrações turísticas. Como qualquer transporte público do mundo, é sempre importante ter atenção a alguns detalhes que vão fazer da sua viagem mais tranquila.
Reuni aqui as minhas dicas para que você possa andar de metro em Lisboa com segurança:
Não aceite ajuda de estranhos
para comprar o bilhete

A maioria das estações e metro de Lisboa têm somente máquinas para a compra dos bilhetes. Portanto, é comum que o viajante que nunca usou o metro esteja por algum tempo na máquina para entender todo o procedimento.
Nessas situações e em estações mais turísticas, como a Baixa-Chiado, a São Sebastião ou a Restauradores, por exemplo, pode aparecer pessoas aproveitadoras oferecendo ajuda sem que você tenha solicitado.
Geralmente, são golpistas que podem vender bilhetes falsos a você ou, mesmo que prestem uma ajuda correta, deixam o viajante constrangido ao pedirem moedas como pagamento pela assistência.
Se você perceber que há alguém assim ao seu lado, basta dizer que não precisa de ajuda ou, então, ignorar a pessoa.
Desde o dia 28 de junho de 2023, o Metro Lisboa começou a aceitar o pagamento contactless (cartões, Apple Pay, Google Pay, etc) diretamente nos canais de validação de todas as estações. Esse é um sistema de pagamento utilizado em diversos transportes públicos da Europa.
LEIA TAMBÉM: Como usar o metro de Lisboa
Para tirar dúvidas, chame um funcionário
no Ponto de Ajuda

Se você precisar de qualquer ajuda, seja para comprar o bilhete ou para passar a catraca, você poderá chamar um funcionário utilizando um botão chamado “Ponto de Ajuda”.
Ele, geralmente, está indicado no topo das máquinas e também na estrutura de passagem das catracas.
Há sempre funcionários disponíveis nas estações. Entretanto, a maior parte das vezes eles estão nas salas interiores da estação em supervisão.
Ao passar na catraca
veja se não há ninguém “colado” em você

Para entrar e para sair do metro de Lisboa é preciso passar o bilhete na catraca. Assim, as portas são abertas com tempo suficiente para a sua passagem.
Um hábito muito comum em Lisboa (e em outras cidades com sistema de metro parecido) é de espertalhões que se aproximam para passar junto com você e, assim, não pagam a passagem.
São pessoas que não oferecem perigo, mas acabamos por tomar um susto e este é um uso ilegal do sistema de transporte.
Algo que tenho prazer em fazer é, se percebo que há alguém muito perto de mim, abro espaço e digo para a pessoa passar ou então desvio para outra catraca.
LEIA TAMBÉM: As estações de metro mais bonitas de Lisboa
Dentro do metro
há câmeras de segurança

O metro de Lisboa é um transporte seguro e supervisionado, seja na área das estações, seja dentro das composições.
Você poderá viajar com tranquilidade. É muito raro acontecer algum tipo de furto ou qualquer tipo de violência no transporte.
Aproveite a sua viagem e use o transporte público para percorrer os principais pontos turísticos de Lisboa.
Vá com calma e aproveite para apreciar também algumas das estações de metro mais bonitas de Lisboa!
Viaje a Portugal com tudo organizado