A valorização dos produtos regionais é um dos trunfos da gastronomia portuguesa – e é algo que também me agrada muito. No arquipélago dos Açores não poderia ser diferente. Durante a nossa passagem pela Ilha de São Miguel, no mês passado, tivemos o prazer de comprovar esse fato.
Anfiteatro: a arte da gastronomia dos Açores em São Miguel
São muitos os bons restaurantes “para comer de joelhos” e “chorar por mais” – como dizem os portugueses. E o Restaurante Anfiteatro, na cidade de Ponta Delgada, é um deles.
Posso dizer que essa foi a nossa estreia na ilha, pois almoçamos aqui em nosso primeiro dia de viagem. Começar a explorar São Miguel com sabores açorianos (e não só): esse, sim, foi um belo cartão de visitas!
O restaurante
Não é somente o nome que traz algum charme. O Anfiteatro é um dos restaurantes instalados nas Portas do Mar – um complexo moderno junto à marina de Ponta Delgada com lojas e diversos espaços para comer, onde locais e viajantes se reúnem de segunda a segunda, seja para almoçar, beber algo ao pôr-do-sol ou conviver com os amigos à noite.
Somente como curiosidade, a requalificação dessa área das Portas do Mar foi assinada pelo arquiteto português Manuel Salgado, em 2008. Ele ainda esteve a frente dos projetos do Centro Cultural de Belém, em Lisboa (esse em parceria com o italiano Vittorio Gregotti), e do estádio do Dragão, no Porto.
Algo muito interessante também é que este restaurante e lounge faz parte da EFTH – Escola de Formação Turística e Hoteleira – uma referência na região. Aqui, os formandos e colaboradores aplicam técnicas e seus conhecimentos nos menus apresentados aos clientes. Notamos o capricho nos detalhes e o esforço de toda a equipe para sair tudo de forma impecável.
Estruturalmente, o Anfiteatro está dividido em dois andares, cada um com um conceito. No primeiro piso, logo a entrada, está o Lounge, com petiscos, refeições leves e bebidas. Ele está aberto o dia todo. Assim, se torna uma boa opção para quem perdeu a hora do almoço ou quer curtir um fim de tarde. Já o segundo piso está efetivamente o Restaurante, onde são servidas as refeições completas.
O que mais gostei, além da comida, claro, foi mesmo da atmosfera, pois estávamos em uma sala toda de vidro. Assim, junto a baía de Ponta Delgada, tivemos uma refeição acompanhada de uma vista muito agradável.
O Menu Degustação do Restaurante Anfiteatro
Uma abundância de sabores, se poderia definir essa experiência em poucas palavras. O menu tinha uma conexão intensa com o oceano e sempre com uma forma contemporânea de preparar e apresentar os pratos.
Ele começou de forma original e com o primeiro sabor a mar: provamos uma típica cavala defumada (ou fumada, como dizem em Portugal) acompanhada de uma salada algarvia – que se remete a região do Algarve, no sul de Portugal. Foi a primeira vez que experimentei esse peixe e senti uma refrescância na proposta, que foi servida de forma criativa, em uma latinha. O corte das verduras e legumes da salada algarvia ainda me fez lembrar do vinagrete que comemos no Brasil (o vinagrete, em Portugal, geralmente se refere a molhos diversos a base de vinagre).
A entrada veio com um ótimo toque agridoce: carapau com aveludado de agrião (uma espuma mais espessa e levemente doce), cebola curtida no vinagre e tomate picadinho. Uma união que combinou muito bem.
Finalizamos a viagem ao mar açoriano com um espadarte grelhado – um peixe sempre presente na culinária local -, servido numa cama de espinafres salteados, cubinhos de bogango (da família da abóbora), couve-flor e manteiga da Ilha das Flores (mais a oeste do arquipélago).
A leveza do espadarte foi o ponto alto desse prato, mas a louça onde ele foi servido era um espetáculo à parte. Ela tinha o formato de uma lapa, que é um marisco muito consumido (e delicioso) nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Em Portugal, a sobremesa é obrigatória rs. O motivo é óbvio: são sempre boas! :) No Anfiteatro, não poderia ser diferente. Pudim de café, sorbet de iogurte, crumble de avelã, merengue e citrinos. Esse, sim, uma explosão de sabores em cada colherada. A melhor forma de prová-la foi intercalando o pudim e o sorbet com pedacinhos de citrinos. Acho que nem preciso dizer que essa também foi a melhor forma de fechar esse primeiro almoço na Ilha de São Miguel, não é?
Restaurante/Lounge Anfiteatro
Endereço: Pavilhão do Mar / Portas do Mar – Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Contato: (+351) 296 206 150 / 5
Horário: Restaurante – todos os dias, das 12h às 14h30 e das 18h30 às 22h / Lounge – segunda a sexta, das 12h às 14h30 e das 18h30 às 22h – fim de semana e feriados, das 12h às 22h
Preço: média de 35€/ pessoa no Restaurante e 15€/ pessoa no Lounge
Site: www.restauranteanfiteatro.com
A série de reportagens #AçoresParaBrasileiros foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. A nossa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do VisitAzores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – AzoresAirlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa.
Viaje a Portugal com tudo organizado