O El Corte Inglés Lisboa ganhou um novo espaço gastronômico no 7º piso, o Gourmet Experience. A loja de departamentos xodó de muitos brasileiros que viajam a Portugal tem um andar com 7 restaurantes, locais para comprar e degustar produtos de primeira qualidade e um terraço enorme com vista para a capital.
Como esse é um local que eu e a Pri costumamos frequentar, não perdemos tempo e subimos até o último andar (de escada rolante, pois os elevadores costumam estar cheios rs.) para conhecer essa aposta – certeira – logo no dia da inauguração, em 22 de dezembro de 2017.
O que comer no Gourmet Experience Lisboa
7 restaurantes e 3 chefs com estrela Michelin
Não é em qualquer local que você entra para fazer compras e tem a oportunidade de ir a uma praça de alimentação onde é possível comer pratos especiais e preparados por grandes chefs nacionais e internacionais. Alguns deles são: Kiko Martins, José Avillez, Henrique Sá Pessoa e Roberto Ruiz (os três primeiros, portugueses, estão também na lista dos nossos chefs favoritos que você precisa conhecer na sua viagem a Portugal).
É interessante destacar que cada um dos restaurantes Gourmet Experience tem propostas autênticas e diferentes entre si, fazendo com que você fique com mais vontade de retornar para experimentar novos sabores. Foi isso que a gente fez.
A primeira amostra foi no O Poke, do chef Kiko. Fiz questão sentar no balcão para provar os peixes crus ao estilo do Havaí preparados pelo próprio português, que estava coordenando a cozinha e montando os pratos no dia da inauguração.
Os nossos pedidos foram: para mim, um poke puro; para a Pri, uma picanha à havaiana. Foi tão bom sentir aquele sabor de atum cru de qualidade com toque adocicado e picante das combinações de alga, sésamo e abacate. A picanha da Pri tinha um corte bem fininho – e ainda assim mantinha a sua maciez e suculência – e acompanhava um purê de batata doce, farofa, cebola, ananás e sal vermelho.
Durante o jantar, o chef Kiko também passou por algumas mesas para ter um feedback do seu sexto restaurante em Lisboa. Na nossa vez, cumprimentamos ele e agradecemos a ótima experiência gastronômica que tivemos, pois os pratos estavam impecáveis, mesmo com a agitação e a demora no atendimento do primeiro dia.
Para a sobremesa, escolhemos a Tasca Chic – mais um espaço de excelência do chef português José Avillez (que tem duas estrelas Michelin em seu restaurante Belcanto e ainda é dono de outros espaços em Lisboa e no Porto, entre eles o Cantinho do Avillez e o Bairro do Avillez).
Enquanto olhávamos o menu na entrada, fomos surpreendidos pelo próprio! Simpático e novamente atencioso – já tivemos a oportunidade de conversar com o chef na inauguração do Bairro do Avillez -, ele nos convidou para sentar e sugeriu um pudim de azeite espetacular, com sabor equilibrado, e consistência firme. A Pri optou pelo bolo de chocolate – servido quente, que era uma espécie de pão de ló: massa fofa, com casquinha crocante por fora e leve cremosidade por dentro.
Colado a Tasca Chic está o Jacaré. Um conceito que também leva a assinatura do próprio Avillez e serve opções carnívoras e vegetarianas. O Rodrigo e a Alice, nossos amigos de longa data e que também vivem em Lisboa, nos acompanharam na inauguração do espaço e retornaram ao Gourmet Experience para almoçar em ambos. Cada um provou um prato de cada espaço, já que é possível fazer pedidos do menu do Jacaré na Tasca Chic. O Rodrigo comeu a picanha do Jacaré e, a Alice, o camarão salteado com arroz negro da Tasca.
Atenção: a Tasca Chic e O Poke são os únicos espaços que servem os pratos no próprio restaurante. Os pratos dos outros cinco podem ser consumidos nas mesas que estão no centro do Gourmet Experience. O cliente faz o pedido e o pagamento no balcão e, então, e recebe um aparelho com GPS. Assim que a refeição fica pronta, um funcionário leva o prato ao local em que o cliente está sentado.
Atravessando o salão está o Cascabel, do mexicano Roberto Ruiz (que tem estrela Michelin no Punto Mx, em Madri). A animação e os sabores do México são uma parceria do chef com o Grupo José Avillez – isso mesmo, o Zé sabe gerir muito bem rs.
Outro português estrelado no Gourmet Experience é o chef Henrique Sá Pessoa, com o Balcão. A proposta lembra um pouco o seu espaço no Time Out Mercado da Ribeira. O menu tem ótimas opções, três de cada tipo: crús, legumes, peixes, carnes, além das sobremesas. Parafraseando o xará brasileiro dele, Henrique Fogaça, do Masterchef Brasil, digo: “Menos é mais”!
O vizinho da lado direito do Balcão foca na cozinha italiana, que é o Ribalta.
9 tipos de pães portugueses para você experimentar
Para quem gosta de petiscar e partilhar pratos, há ainda o Imanol, do chef espanhol Aitor Ansorena, que serve pintxos, tapas e parrilla. Para beber, as dezenas de receitas de gin do The G Bar são uma boa pedida.
Doces maravilhosos e um sorvete típico italiano
Eu sou fã de doces, então, a parte onde eles estão, logo ao lado das escadas rolantes, fez os meus olhos crescerem na Alcoa, na Landeau, na Godiva e na Nannarella.
Como estamos em Portugal, e a tradição culinária é muito importante, os doces portugueses típicos não poderiam faltar. A Alcoa, pastelaria de Alcobaça (na região centro do país), com mais 50 anos de tradição, tem um espaço grande e cheio de coisa boa por aqui. Os meus favoritos são a Cornucópia, o Torresmo do Céu, as Nozes Caramelizadas e o pastel de nata. Eles também têm uma loja na Rua Garrett, no Chiado, que vale a pena conhecer.
O chocolate não poderia faltar – ainda bem! Prove o delicioso e premiado bolo de chocolate da Landeau, e os clássicos bombons da Godiva. Ambos os espaços servem café.
Os sorvetes artesanais (gelados, como se diz em Portugal) viraram febre em Lisboa. Há dezenas de ótimas sorveterias espalhadas na capital. A Nannarella foi uma que soube aproveitar esse momento, ganhou fama e hoje faz um dos melhores gelados típicos italianos. No Gourmet Experience eles trazem a novidade das taças BEM servidas.
Quais produtos que valem a pena comprar no Club del Gourmet?
Os azeites, os vinhos e as conservas são alguns dos sabores portugueses que os turistas mais gostam de levar para o Brasil. Se você é um desses, aproveite o Club del Gourmet. Avisei a minha mãe sobre a novidade, e ela já enlouqueceu. Quero só ver quando ela voltar aqui para Lisboa. :)
Saiba quais são os produtos que você pode levar de Portugal para o Brasil
Esses três artigos que citei acima são os que mais recomendo aos leitores, clientes e amigos que querem levar alguma lembrança típica de Portugal para casa. A variedade e a qualidade dos produtos vendidos neste espaço são os diferenciais. Eles são mais caros, mas tem muita coisa boa, como azeites orgânicos e vinhos especiais, que valem o investimento.
O Queijo Serra da Estrela é outro produto que eu gosto muito e que você pode comprar no supermercado do El Corte Inglés, embalar a vácuo e colocar na bagagem de porão ;)
Integrado no Club del Gourmet estão as conservas do La Gondola, os chás franceses, com mais de 80 variedades, do Dammann Frères, os charutos do CigarWorld e o Wine Bar, onde é possível petiscar queijos e presuntos acompanhados de bons vinhos e espumantes.
Serviço
Gourmet Experience – El Corte Inglés Lisboa
Endereço: Avenida António Augusto Aguiar, 31 (7º piso do El Corte Inglés)
Horário: domingo a quinta, das 10h à 00h – sexta e sábado, das 10h à 01h (fecha dia 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)
Preço: média de 22€ por pessoa
Viaje a Portugal com tudo organizado
4 Comentários
Oi, Rafael. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Olá, Natalie
Tudo bem e com você?
Fico feliz que o meu post tenha sido selecionado para o #linkódromo! :)
Um abraço e até mais!
Adoro o El Corte Inglez, apesar de conhecer somente o de Vila Nova de Gaia, em Portugal…Em Lisboa agora tenho muito mais motivos para conhecer… Obrigada por mais um post útil ! Beijos, meninos!!!
Você também vai adorar o de Lisboa, Vera!
Essa nova parte está muito bonita e gostosa.
Agradecemos o carinho de sempre! :)
Beijos!