Lisboa é, sim, um bom destino para compras. Na capital portuguesa há excelentes oportunidades, das grandes marcas aos artigos exclusivos, criativos e de design, das famosas lojas europeias muito baratas aos produtos gastronômicos que, claro, também não podem faltar na mala de qualquer viajante.
As opções são muitas e bastante interessantes. Aqui no Cultuga já destacamos, por exemplo, lojas de artigos esportivos e também os principais outlets de Portugal.
Shoppings para ir às compras em Lisboa
Para você ter uma ideia, Lisboa tem mais de 20 centros comerciais e galerias, fora suas ruas comerciais – como a Rua Augusta e a Avenida da Liberdade. Ou seja, se você deseja fazer boas compras em Lisboa, o primeiro passo é planejar o que gostaria de ver. Assim, fica mais fácil escolher quais shoppings e lojas visitar, sem prejudicar o andamento do seu roteiro.
O bom é que os grandes shoppings de Lisboa têm ótima localização, fácil acesso de transporte público e alguns também contam com estacionamento próprio. Nesse artigo, vou destacar seis dos centros comerciais que mais gosto e frequento. Tenho a certeza de que você poderá encontrar neles boas oportunidades de compras, além de um espaço agradável para o passeio.
Dica para o seu roteiro em Lisboa: deixe a visita ao shopping como uma opção “móvel” do seu planejamento. Geralmente, eles têm um horário bastante flexível – alguns ficam abertos até perto da meia noite – e se torna o passeio perfeito para dias de chuva ou, então, para aquele calor intenso do início de uma tarde de verão, onde o ar condicionado alivia bastante.
El Corte Inglés: grandes marcas em um espaço muito agradável
Essa enorme loja de departamentos espanhola é o local mais cobiçado pelos turistas em Lisboa. Não é por menos. São 13 andares onde você pode se perder pelos corredores repletos de roupas de todos os estilos, marcas e preços, utensílios de cozinha, eletrônicos, malas de viagem, supermercado (excelente) e muito mais.
O El Corte, para os mais íntimos, faz tanto sucesso com os nossos leitores e clientes que fizemos um guia com dicas de compras só dele – nesse artigo incluímos várias sugestões para aproveitar bem o seu tempo nesse paraíso das compras.
Onde provar e comprar Queijo Serra da Estrela em Portugal?
Uma coisa importante, que todo brasileiro que está de passagem por Lisboa deve saber: no El Corte Inglés há um cartão especial de turista. Basta apresentar o passaporte no balcão de atendimento ao cliente e depois usar esse cartão para acumular 10% de desconto em diversos produtos, como perfumes, óculos, vestuário e souvenirs.
El Corte Inglés
Endereço: Av. António Augusto de Aguiar, 31 – Avenidas Novas
Horário: segunda a quinta, das 10h às 22h – sexta e sábado, das 10h às 23h30 – domingo e feriado, das 10h às 20h – (fecha nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)
Como chegar de transporte público: metro São Sebastião (linhas azul e vermelha)
Estacionamento com mais de 2.000 lugares
Você tem direito ao tax free em Portugal – veja como pedir
Centro Comercial Vasco da Gama: ao lado do Ocenarário
O Centro Comercial Vasco da Gama é o principal shopping da parte mais nova de Lisboa, o Parque das Nações. Ele fica colado na Estação Oriente, que é linda, e de onde partem os trens para o Porto, e pertinho do Oceanário (este, na lista dos imperdíveis de Lisboa).
Aliás, o edifício foi construído junto com toda a estrutura da Expo-98, que tinha como tema os Oceanos. Por isso, toda a decoração é inspirada no mar. Em alguns dias, vemos a água escorrendo sobre o teto de vidro do shopping dando a sensação desse envolvimento aquático nos corredores.
É um bom lugar para fazer compras, pois são 170 lojas, e também para comer. Aliás, quer uma dica? Para fazer um lanche ou almoçar, vá direto ao 3º piso. Por lá, os meus favoritos são o Italian Burger House, com hambúrgueres no prato e sabores italianos, e o Portugália, uma das cervejarias mais tradicionais de Lisboa ( restaurante é melhor do que o balcão). Ah… Sem contar que o movimento é bem menor do que no andar da praça de alimentação.
Um outro destaque do Vasco da Gama é o supermercado Continente, que fica no subsolo e é bastante completo. Tenha apenas um pouco de paciência para as filas, pois o movimento costuma ser grande.
Centro Comercial Vasco da Gama
Principais lojas: Fnac, Worten, Zara, H&M, Springfield, Nike, Vans, Sport Zone, Vista Alegre Atlantis, O Boticário e Sephora
Endereço: Avenida Dom João II Lote1.05.02 – Parque das Nações
Horário: todos os dias, das 09h à 00h – 24 e 31 de dezembro, das 09h às 18h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Oriente (linha vermelha)
Estacionamento com mais de 2.500 lugares
Colombo: um dos maiores shoppings de Lisboa
Esse é um shopping nos moldes dos que costumamos ver no Brasil, com quatro andares, lojas de rede, praça de alimentação no piso superior e cinema (são 10 salas).
Gosto de lá porque é muito fácil de chegar de metrô, tem um Supermercado Continente enorme, Fnac (ótima para comprar Cds e DVDs de música portuguesa, além de eletrônicos) e duas lojas de brinquedos (Disney Store e Toys “R” Us) – às vezes é bom voltar aos tempos de criança :D
Vale destacar que aqui também tem a Primark, aquela loja irlandesa que qualquer um fica louco. Ela é grande, tem inúmeras opções de roupas e acessórios e os preços são baixíssimos!
Se você quiser aproveitar para fazer mais algum passeio na região, indico uma visita ao Estádio da Luz e ao Museu Benfica – Cosme Damião.
Mas, atenção: aos finais de semana esse shopping fica lo-ta-do.
Colombo
Principais lojas: Primark, Forever 21, Lefties, Lacoste, Pepe Jeans. Fnac, Worten, Zara, Zara Home, Accessorize, Tissot, Sport Zone, Hurley, Disney Store, Toys “R” Us, Livraria Bertrand, A Loja do Gato Preto, Nespresso e Vista Alegre
Endereço: Avenida Lusíada – Benfica
Horário: todos os dias, das 09h à 00h – 24 e 31 de dezembro, das 09h às 19h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Colégio Militar/Luz (linha azul)
Estacionamento com mais de 6.000 lugares
Doces típicos de Portugal que você PRECISA experimentar
Armazéns do Chiado: no coração do centro histórico
O Armazéns do Chiado é uma galeria comercial pequena – principalmente quando comparamos com as dimensões dos shoppings que indicamos aqui. Há poucas lojas e alguns restaurantes. Porém, tem duas coisas coisas que eu gosto muito: a localização (pois fica no centro histórico, na ligação da Baixa com o Chiado) e a arquitetura do edifício.
É bem interessante saber que muita coisa se passou aqui antes de virar um shopping, pois esse espaço já foi um convento, que ruiu com o Terremoto de 1755, e um palácio. Foi em 1894 que ele se transformou nos Grandes Armazéns do Chiado, inspirado nos centros comerciais de Paris.
O que pouco os viajantes sabem é que, em 1988, um incêndio criminoso destruiu esse espaço e também parte do Chiado. O premiado arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi o responsável pelo projeto de reconstrução de toda a área e, então, o shopping voltou a funcionar em 1995.
Ainda que o seu objetivo não seja comprar, vale a pena dar uma voltinha por lá. Suba até o piso dos restaurantes. Por ali, você encontrará algumas janelas com vistas bem interessantes para o Castelo de São Jorge e a Rua Garrett, onde você também poderá aproveitar para ver outras boas lojas, comer um doce na Alcôa e visitar a Bertrand, a livraria em atividade mais antiga do mundo.
Armazéns do Chiado
Principais lojas: Fnac, Kiko Milano, Mango, Tommy Jeans e The Body Shop
Endereço: Rua do Carmo, 2 – Chiado
Horário: todos os dias, das 10h à 22h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar: metro Baixa-Chiado (linhas azul e verde)
Não há estacionamento. Os mais próximos são os do Largo da Boa Hora e o da Rua Almirante Pessanha
Quer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga
Amoreiras: mais tranquilo e com um bonito mirante
O Amoreiras Shopping Center foi o primeiro centro comercial de grande porte em Lisboa, inaugurado em 1985. São dois andares, com 219 lojas e um bom supermercado, o Jumbo Pão de Açúcar – sim, essa é a mesma rede espalhada pelo Brasil, porém, aqui em Portugal, o Grupo Pão de Açúcar pertence ao grupo francês Auchan.
Uma coisa que chama bastante a minha atenção – acredito que também vai chamar a sua – é a arquitetura (novamente). O complexo de prédios em que o shopping está inserido é alto, espelhado e totalmente diferente do que estamos acostumados a ver em Lisboa.
Por falar em edifício alto, no último andar há um mirante com uma vista impressionante e que está no meu top 5 dos melhores lugares para ver Lisboa de cima.
A praça de alimentação não é das maiores, mas é bastante agradável e tem opções para todos os gostos, da comida portuguesa até a japonesa. Tem até uma área de estar, mais confortável, com sofás.
Não há atrações turísticas clássicas no bairro do shopping, então eu o indico para quem está hospedado alí ao lado, como no EPIC SANA Lisboa Hotel ou no Dom Pedro Palace, e também na Praça do Marquês de Pombal, como o HF Fenix Lisboa e o HF Fenix Music, que é super fácil de chegar a pé.
Amoreiras
Principais lojas: Sport Zone, Zara, A Padaria Portuguesa, A Loja do Gato Preto, Fnac, Hugo Boss, Samsonite, Aerosoles, Chicco, Pepe Jeans e Levi’s.
Endereço: Av. Eng. Duarte Pacheco, loja 2037 – Amoreiras
Horário: todos os dias, das 10h à 23h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Rato (linha amarela) e Marquês de Pombal (linhas azul e amarela)
Estacionamento com 900 lugares
Viaje a Portugal com tudo organizado
4 Comentários
Oi, Rafael . Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi, Natalie
Tudo ótimo e com você?
Fico feliz que o post tenha sido selecionado para o #linkódromo. :)
Um grande abraço!
Adoramos a Primark, trouxemos muita coisa pro bebe que vem por ai!
A Primark é um paraíso dos bons preços, Gustavo!
Muito legal que você compraram bastante coisa para o bebê. Aproveitando… Parabéns! :)
Um grande abraço!