Uma das perguntas que mais ouço durante os passeios guiados que eu e o Rafa fazemos por Lisboa é: “Vale a pena ir aos Pastéis de Belém?”. COMO? É claro que sim :D
Pastéis de Belém: impossível comer um só
Eu até entendo essa dúvida, pois tem gente que morre de medo desses locais mega movimentados que, por vezes, podem parecer pega-turista. Falo como uma viajante repetente e moradora da cidade, pois estive por aqui em viagem diversas vezes antes de escolher Lisboa como minha base.
Veja quais doces típicos de Portugal que você PRECISA experimentar!
O sucesso dos Pastéis de Belém
Os Pastéis de Belém (a Antiga Confeitaria de Belém), onde estão, são de 1837. Portanto, uma das lojas centenárias da cidade e, se não fosse o tamanho sucesso que fez ao longo de sua história, não veríamos pastéis de nata aos montes por todo o país (e fora dele).
As pessoas viajavam de barco a vapor do centro histórico de Lisboa, na época, só para comer os pastéis. Daí achar que não vale a pena porque sempre está cheio de turistas? Quer outra boa justificativa? Saem 20 mil pastéis por DIA. Por isso, eles também estão sempre fresquinhos.
A loja abre todos os dias do ano, inclusive no Natal e no Ano Novo, e não são comercializados somente Pastéis de Belém por lá. Há ainda salgados, lanches, outros doces e bebidas diversas.
Ao chegar na porta, não se assuste com a fila gigante. Aquelas pessoas que estão ali vão comprar pastéis de Belém para levar. Entre e percorra as muitas salas que a confeitaria tem. Se todas as mesas estiverem ocupadas, vá até a última área, que é enorme. Perceba que uma fila é formada do lado esquerdo. Não se preocupe, pois ela é bastante rápida. Um funcionário vai direcioná-lo a uma mesa vazia.
De um modo geral, não é necessário chamar o garçom em restaurantes e pastelarias em Portugal. Ele vai a sua mesa perguntar o que você precisa. Nos Pastéis de Belém, note que são muitos atendentes no salão. Cada um é responsável por uma ou duas fileiras da sala. Por isso, de nada adianta chamar qualquer um deles. Fique tranquilo, pois o atendente responsável pela mesa em que você está sentado vai tirar o seu pedido. Tenha paciência :)
Outra coisa que vale lembrar é que os Pastéis de Belém somente podem ser chamados assim nessa confeitaria. A receita é original do Mosteiro dos Jerónimos e, depois da extinção das ordens religiosas (pós Guerra Civil Portuguesa, 1828-1834), a receita foi passada para esse vizinho (sortudo) – que manteve o “segredo” do creme desde 1837.
Veja bem, isso não significa que não há outros excelentes pastéis de nata em Lisboa (e também por Portugal). Experimente todos aqueles que você puder. Há casquinhas finas, grossas, mais estaladiças, menos crocantes, mais oleosas, mais sequinhas, cremes bem doces, outros menos doces, alguns mais líquidos, outros mais espessos… Enfim, mas há muitos deliciosos por aí!
Pastéis de Belém/ Antiga Confeitaria de Belém
Endereço: Rua de Belém 84-92 – Lisboa
Horário: aberto todos os dias, das 08h às 21h. Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de Janeiro, a loja fecha às 19h.
Viaje a Portugal com tudo organizado